Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Medalhão de alcatra ao poivre com risoto de abobrinha e aspargos

Tabela Nutricional

Porção de 752,5g (1/2 porção) Valor energético 839kcal=3511kJ, VE-VD 0,42 Carboidratos 65g, C-VD 0,22 Proteínas 51g, P-VD 0,68 Gorduras totais 40g, GT-VD 0,73 Gorduras saturadas 6g, GS-VD 0,25 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 2g, FA-VD 0,09 Sódio 1764mg, S-VD 0,74. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

839kcal=3511kJ

A receita elaborada pelo Chef Robson de Oliveira Santos, 19 anos, representante do Projeto Chef Aprendiz Paraisópolis, foi desenvolvida especialmente para o Cheftime. Confira a clássica receita francesa de medalhão de alcatra ao molho poivre, cujo sabor levemente picante resulta numa harmonização espetacular entre o risoto de legumes( abobrinha e aspargos) e o sulco da carne. Conheça e apoie essa iniciativa social-gastronômica.

Assine Agora
Robson de Oliveira

Chef Robson de Oliveira

Quando estava no colegial, não sabia com o que iria trabalhar. Nesse tempo, conheceu o Projeto Chef Aprendiz, fez a inscrição por diversão e percebeu que foi uma grande oportunidade, pois descobriu o seu lado cozinheiro. Além disso, conheceu renomados chefs e e aprendeu diferentes técnicas de cozinha. Hoje, Robson trabalha numa confeitaria, produzindo e finalizando diferentes receitas. Assim, o chef Robson de Oliveira continuará sua carreira na área da gastronomia com amor e aptidão.

Passo a Passo

  1. Em uma panela média, coloque o caldo de legumes para esquentar em fogo alto por cerca de 5 a 10 minutos. Enquanto isso, sobre uma tábua, corte a abobrinha em cubos pequenos (com casca) e reserve. Em seguida, corte a parte branca do talo do aspargo ou pressione levemente com a ponta dos dedos e ele quebrará. Em seguida, lamine os aspargos finamente, e separe as cabeças dos aspargos para a decoração final do risoto. Coloque as cabeças dos aspargos no caldo quente, deixe por 1 minuto, retire-as e reserve. Desligue o fogo e transfira o caldo para outro recipiente.

  2. Na mesma panela em que o caldo foi aquecido, limpa e seca, adicione um fio de azeite (1 colher de sobremesa) e esquente em fogo baixo. Coloque a cebola, refogue por 1 minuto ou até murchar. Adicione o arroz, 3g de sal e mexa por mais 1 minuto. Em seguida, coloque o vinho branco e misture bem por cerca de 3 a 4 minutos, até evaporar todo o álcool.

  3. A partir desse momento, é importante não parar de mexer o risoto. Adicione 2 conchas de caldo de legumes e misture bem, baixe o fogo para o mínimo e mantenha sempre mexendo. Continue esse processo, adicionando o caldo de legumes aos poucos e sempre mexendo até o arroz ficar levemente macio, mais conhecido como "al dente". Adicione a abobrinha em cubos e o aspargo e misture por mais 3 minutos. Se achar necessário adicione mais uma concha de caldo de legumes.

  4. Para finalizar o risoto, adicione o queijo parmesão ralado e misture até derreter todo o queijo. Em seguida, desligue o fogo, adicione metade da manteiga gelada, misture bem e rapidamente. Ao final, ajuste o sabor com 2 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve. Em seguida, tempere os dois lados das carnes com 4 g de sal, parte da pimenta verde amassada (aproximadamente uma colher de café) e reserve os medalhões.

  5. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, em fogo alto, e grelhe os medalhões por 2 a 3 minutos cada lado. Transfira para uma assadeira e asse por 5 a 10 minutos, de acordo com o ponto desejado. Faça o molho na mesma frigideira em fogo baixo, insira o conhaque e espere evaporar por 1 minuto. Ponha o restante da pimenta, a manteiga e a farinha aos poucos e mexendo. Coloque o demi glace diluído em 50ml de água, o creme de leite e misture até espessar. Acerte o sal e reserve.

  6. Retire a carne do forno e desligue-o. Adicione o restante de azeite ao risoto e misture bem. Escolha um prato de sua preferência e coloque o risoto em um dos cantos do prato e o medalhão ao lado. Decore o risoto com as cabeças dos aspargos e coloque o molho sobre a carne. Sirva imediatamente e bom apetite.

Veja também

Salada 7 grãos com pepino, tomate cereja e cheiro verde
Sopa de Lentilha com Paio e Coentro
Talharim de Espinafre com Iscas de Mignon ao Molho Roti e Champignon