Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 223,75g (1/4 porção) Valor energético 459kcal=1003kj (23%VD); Carboidratos 40,34g (13%VD); Proteínas 11,85g (16%VD);Gorduras totais 10,71g (19%VD); Gorduras saturadas 1,11g (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,48g (6%VD); Sódio 828mg (34%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

919kcal=3844kj

Inspirada nos cafezais brasileiros, esta receita traz o sabor e aroma robusto do café misturado com delicadeza do cogumelo shimeji preto, que se transforma em um molho rico e cheio de sabor, ideal para carnes. O papardelle entra em cena para complementar o festival de texturas, cores e sabores. Uma mistura fantástica, aproveite!

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200 graus. Coloque para aquecer em fogo alto uma panela com 3 litros de água e 1 colher e meia de sal (onde será cozido o papardelle). Prepare seu Mise en Place: separe os cogumelos, pique a cebola em cubos pequenos (brunoise) e a cebolinha francesa em pequenos pedaços.

  2. Tempere os medalhões com 1 g de sal em cada lado. Aqueça uma frigideira com 20 ml de azeite e sele os medalhões fritando por 3 a 5 minutos de cada lado, até estarem dourados. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos, para ficarem ao ponto, ou como desejar.

  3. Volte a frigideira ao fogo. Despeje o caldo de legumes e raspe o fundo da frigideira, soltando o sabor que ficou dos medalhões. Junte a cebola, um tablete de manteiga, o shimeji e uma pitada pequena do café em pó. Deixe reduzir até ficar encorpado.

  4. Coloque o macarrão para cozinhar. Retire quando estiver ao dente e reserve uma xícara da água do cozimento (aproximadamente 120ml). Em uma panela média, em fogo bem baixo, misture o queijo ralado e a água reservada do cozimento do macarrão, ainda quente. Adicione o açafrão, metade da cebolinha e misture com dois tabletes de manteiga. Incorpore o papardelle e misture bem.

  5. Sirva os medalhões com o molho de shimeji e café em cima, salpique com a cebolinha picada e sirva o papardelle ao lado. Bom apetite!

Veja também

Bife à Cavalo com Molho de Cheddar e Salada de Rúcula
Iscas de Carne Chinesa com Legumes Crocantes e Arroz
Espaguete de Frutos do Mar com Azeite de Ervas