Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 112g (1/8 porção) Valor energético 242kcal=1015kj (12%VD); Carboidratos 20.13 (7%VD); Proteínas 13.22 (18%VD);Gorduras totais 11.67 (21%VD); Gorduras saturadas 1.67 (8%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.71 (3%VD); Sódio 431.55 (18%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

919kcal=3844kj

Inspirada nos cafezais brasileiros, esta receita traz o sabor e aroma robusto do café misturado com delicadeza do cogumelo shimeji, que se transforma em um molho rico e cheio de sabor, ideal para carnes. O papardelle entra em cena para complementar o festival de texturas, cores e sabores. Uma mistura fantástica, aproveite!

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Coloque 3/4 de água em uma panela com 3 g de sal e deixe ferver em fogo alto. Destaque os cogumelos, separando os raminhos com as mãos. Descasque a cebola e corte-a em cubos pequenos de 1 cm. Corte a cebolinha francesa em rodelas finas.

  2. Tempere os medalhões dos 2 lados, com 4 g de sal. Aqueça uma frigideira com o azeite em fogo alto e, sele os medalhões por aproximadamente 3 minutos, apenas para dourar, virando de lado na metade do tempo. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos, para ficarem ao ponto. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe mais 5 minutos.

  3. Na mesma frigideira, em fogo alto, despeje o caldo de legumes e raspe o fundo da frigideira, soltando o sabor que ficou dos medalhões. Deixe reduzir um pouco mais da metade. Então, junte a cebola, o shimeji e o café (coloque o café aos poucos, pra adequar ao seu paladar, pois ele tem um sabor bastante intenso).

  4. Misture bem e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, ou até que o molho reduza bem e fique bem encorpado, com textura mais densa. Por fim, adicione 1/3 da manteiga e misture rapidamente até derreter. Acerte o sabor com 2 g de sal ou de acordo com seu paladar. Reserve o molho na frigideira para não esfriar.

  5. Coloque o macarrão para cozinhar na panela com a água fervendo, por aproximadamente 8 minutos, ou até que fique al dente. Em seguida, coloque 1 concha da água do cozimento do macarrão em uma frigideira, adicione o restante da manteiga, o açafrão, metade da cebolinha e o queijo ralado. Em fogo médio misture rapidamente com um fouet incorporando os ingredientes. Você irá perceber que o queijo não irá derreter por completo, ficando uns pedaços.

  6. Em seguida, adicione o macarrão (escorrido) para a frigideira e, misture envolvendo-o com o caldo e o queijo. Se achar necessário, tempere com o restante do sal. Sirva os medalhões com o molho de café com shimeji, por cima. Disponha o papardelle ao lado e salpique o restante da cebolinha. Bom apetite!

Veja também

Tofu Envolto em Nori e Bifum com Legumes Salteados
Risoto de Funghi e Tomate Seco com Frango Grelhado ao Perfume de Orégano
Buffalo Wings Assadas com Salsão e Molho Blue Cheese