Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Maminha na manteiga de alecrim e Portobello Gratinado com queijo tipo Grana

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Tempo de Preparo

40 minutos

Calorias

750kcal=3150KJ

O queijo tipo Grana é muito apreciado por seu sabor requintado, aromas marcantes e textura granulada. A Polenghi lança sua nova linha de queijos tipo Grana, trazendo um diferencial para sua cozinha e seu paladar. Aproveite para desfrutá-lo nessa receita; maminha grelhada e aromatizada com manteiga de alecrim, acompanhada com cogumelo recheado e gratinado com esse ingrediente especial. Uma explosão de sabor. Confira e mão na massa!

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 220°C. Pique o alecrim finamente e corte o tomate cereja ao meio. Retire delicadamente o talo dos cogumelos e corte-os em cubinhos, reservando os cogumelos inteiros. Desfolhe o manjericão. Tempere os filés da maminha dos dois lados com 2 g de sal e o tempero de alho.

  2. Coloque uma frigideira antiaderente, em fogo médio, refogue o bacon e o alho por aproximadamente 1,5 minutos. Então, adicione o alho poró, o talo do cogumelo picado, a pimenta dedo-de-moça e refogue por mais 1 minuto. Por fim, acrescente a farinha de rosca, as folhas de manjericão e 1 g de sal, misture bem e reserve. DICA: Se você é uma pessoa sensível a pimentas, regule a quantidade de pimenta enviada, pois em uma escala de 1 a 10, a pimenta dedo-de-moça é 2.

  3. Tempere os cogumelos com 2 g de sal e coloque-os em uma assadeira antiaderente ou untada com metade do azeite. Recheie os cogumelos com o refogado preparado acima e coloque cerca de 1 colher de sobremesa do queijo tipo Grana por cima de cada cogumelo. Coloque os tomates ao lado para assarem juntamente com os cogumelos por 8 minutos. Se necessário deixe somente os cogumelos assarem até que o queijo comece a dourar, no máximo mais 5 minutos.

  4. Faça uma pastinha misturando a manteiga com o alecrim e 1 g de sal, mexa até a manteiga ficar cremosa. Se preferir derreta a manteiga rapidamente por 5 segundos no microondas. Com um pincel ou as costas de uma colher, lambuze a maminha com a mistura por todos os lados até que estejam cobertos por inteiro. Reserve metade da manteiga de alecrim para finalizar o prato.

  5. Aqueça bem uma frigideira antiaderente, em fogo alto, com restante do o azeite e sele a maminha por aproximadamente 7 minutos, virando para o outro lado na metade do tempo. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe cada lado por mais 30 segundos.

  6. Em um prato, sirva o cogumelo gratinado com os tomates e coloque a maminha ao lado. Com o restante da manteiga de alecrim reservada regue todo o prato. Finalize decorando com broto de alfafa.

Esta receita combina com

Vinho
Tramato Primitivo

Cor rubi intenso com reflexo púrpura. Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas, framboesas e amoras, notas florais e toques defumados. Em boca tem médio corpo, taninos sutis e boa elegância. Seu final de boca é agradável e redondo, destacando-se as frutas vermelhas maduras.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Bibimbap com Cogumelo Portobello Salteados e Ovos Moles
Iscas de Carne com Mix de Legumes Salteados
Tortillas Integrais com Vegetais Tostados ao Molho de Páprica