Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Maminha ao vinho acompanhada de batatas rústicas com páprica

Tabela Nutricional

Porção de 719,7g (1/2 porção) Valor energético 708kcal=2962kJ, VE-VD 0,35 Carboidratos 41g, C-VD 0,14 Proteínas 47g, P-VD 0,62 Gorduras totais 36g, GT-VD 0,66 Gorduras saturadas 3g, GS-VD 0,13 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 3g, FA-VD 0,13 Sódio 2072mg, S-VD 0,86. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

708kcal=2962kJ

Confira a receita inédita elaborada pelo Restaurante Viena! Experimente a deliciosa maminha assada ao forno em baixa temperatura e regada ao vinho branco, além de levar um molho de tomate com manjericão para complementar o sabor. Como acompanhamento, batatas rústicas temperadas com páprica.

Assine Agora
Restaurante Viena

Chef Restaurante Viena

Restaurante Viena

O Viena, uma das redes de restaurantes mais tradicionais do País, está há mais de 40 anos no mercado. A marca tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de contar com unidades em rodovias de São Paulo e aeroportos.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180° C. Em seguida, corte as batatas ao meio (corte longitudinal) e repita o mesmo corte (dividindo as metades ao meio mais duas vezes, deixando-as num formato semelhante a uma canoa. Transfira as batatas para uma panela média, cubra com água (4 dedos a cima) e coloque-as para cozinhar em fogo alto até ficarem levemente macias, por cerca de 10 a 15 minutos.

  2. Tempere a maminha com 4 g de sal, espalhando por toda a superfície. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Depois de quente, adicione um fio de azeite e deixe-o esquentar, coloque a maminha e sele por 2 a 3 minutos de cada lado, até dourar.

  3. Transfira a carne para uma assadeira antiaderente (pequena) ou disponha num recipiente que possa ir ao forno. Regue-a com metade do vinho branco e cubra a assadeira com o papel alumínio (com a parte mais brilhante voltada para dentro). Leve ao forno preaquecido e deixe-a assar por cerca de 15 a 20 minutos, ou até estar firme ao toque (de acordo com o ponto desejado). Em seguida, com o auxílio de um garfo, verifique a maciez das batatas. Quando macias, escorra a água. Coloque as batatas numa assadeira, regue-as com um fio de azeite (10 ml), tempere com 4 g de sal e polvilhe sobre as mesmas a páprica doce. Leve ao forno até dourar, por cerca de 10 a 15 minutos.

  4. Com auxílio de uma peneira, coe o tomate pelado e reserve o líquido. Em seguida, corte os tomates em rodelas e desfolhe o manjericão com a ponta dos dedos, reservando em um recipiente pequeno. Posteriormente, aqueça uma frigideira em fogo alto. Depois de quente, coloque um fio de azeite e deixe-o esquentar. Coloque a cebola, refogue por cerca de 40 segundos ou até murchar, adicione o alho e misture bem até dourar. Em seguida coloque o líquido de tomate separado anteriormente e deixe reduzir por 2 a 3 minutos. Coloque os tomates picados, as folhas de manjericão e misture bem. Ajuste o sal a gosto. Desligue o fogo e reserve.

  5. Retire a carne do forno, descubra a assadeira e descarte o papel alumínio. Em seguida, regue a carne com o restante do vinho e coloque sobre a carne o molho de tomate picado com manjericão. Volte ao forno, deixe até dourar e apurar o sabor, por cerca de mais 5 minutos.

  6. Na hora de montar o prato, retire as batatas e a carne do forno. Desligue-o. Em seguida, escolha um prato de sua preferência. Coloque as batatas rústicas em um canto do prato e, ao lado, coloque a carne de modo harmonioso, regando levemente com o molho. Para finalizar, decore a carne com a salsinha e risque o prato (ou desenhe) com o restante de molho de tomate.

Esta receita combina com

Vinho
CANTÁGUA RED WINE

Aromas de frutas vermelhas maduras e bolo inglês. Corte tradicional traz um corpo leve perfeito para bebericar. Enogastronomia: carnes suínas e carnes defumadas. Carnes de caça (coelho e aves diversas) além de queijos como emmental e gouda. Harmoniza com pizzas de sabores clássicos.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Rolinho Vietnamita de Frango ao Molho de Gergelim
Frango Zaatar assado com Salada de Palmito e Laranja
Carne Moída Temperada com Arroz Integral e Salada de Rúcula