Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 111g (1/8 porção) Valor energético 167kcal=698kj (8%VD); Carboidratos 20.94 (7%VD); Proteínas 8.6 (11%VD);Gorduras totais 4.52 (8%VD); Gorduras saturadas 2.22 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.13 (5%VD); Sódio 74.01 (3%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

667kcal=2793kj

Essa receita tem influência francesa, uma vez que, na terra das boinas vermelhas e das baguetes crocantes, existe fortes recorrências de pratos que levam vinho, afinal, esse país é um grande produtor vitivinícola. Já o purê de mandioca não nega: tem Brasil aí também!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Coloque a mandioca em uma panela com 1 litro de água e cozinhe-a por 20 a 25 minutos em fogo alto e a panela tampada, para cozinhar mais rapidamente. Pique a salsinha finamente.

  2. Tempere os filés com sal e pimenta. Em uma frigideira com o fogo médio, aqueça um fio de azeite e sele os filés por 4 minutos, virando-os de lado na metade do tempo. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe mais 1 minuto. Reserve.

  3. Na mesma frigideira, em fogo médio, coloque 100 ml de água, o vinho tinto, o extrato de tomate e o caldo de carne. Misture bem até que o caldo se dissolva. DICA: se preferir, coloque o caldo de carne aos poucos para adequar ao seu paladar. Dissolva a fécula de batata em 50 ml de água e despeje no molho, misturando rapidamente até ficar espesso. Por fim, coloque 1 un da manteiga e misture até derreter. Reserve na própria frigideira para não esfriar. DICA: coloque os filés dentro do molho para mantê-los aquecidos.

  4. Quando a mandioca estiver cozida e macia, transfira-a para um liquidificador ou mixer, adicione cerca de 3 conchas da água do cozimento e bata até ficar homogêneo. Se achar necessário, coloque mais água do cozimento. Volte para a panela, adicione o restante da manteiga, tempere com sal e misture em fogo baixo até esquentar.

  5. Sirva o purê em um prato e coloque o filé por cima. Regue com o molho e salpique a salsinha por todo o prato.

Veja também

Purê de Batata Baroa com Ragu de Mix de Cogumelos
Aligot de Parmesão com Couve de Bruxelas Caramelizadas
Frango Grelhado na Manteiga de Ervas com Feijão Branco e Ervilhas