Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 193g (1/8 porção) Valor energético 165kcal=692kj (8%VD); Carboidratos 12.94 (4%VD); Proteínas 6.8 (9%VD);Gorduras totais 8.27 (15%VD); Gorduras saturadas 0.91 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.82 (7%VD); Sódio 1.2 (0%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

661kcal=2765kj

Ratatouille é uma receita francesa da região de Provença que consiste em cortar os vegetais em cubos e refoga-los separadamente. Nessa versão, o Chef Arthur Sauer fez uma apresentação diferente da original, porém delicada e harmônica. Para acompanhar, um magret de pato suculento ao molho agridoce. Confira!

Arthur Sauer

Chef Arthur Sauer

O Chef Arthur Sauer, formado pelo Institut Paul Bocuse, Lyon, França, foi vencedor da 1° edição do programa do SBT Hell´s Kitchen, Cozinha Sobre Pressão. Além disso, foi indicado como Chef Revelação na revista Veja nos anos de 2010 e 2011. Em sua carreira, passou por renomados restaurantes na França, Itália e EUA como Hostellerie de Plaisance, em Saint Emillion; Enoteca Pinchiorri, em Florença; Daniel Boulud, em NY e Scarpetta, em Las Vegas. Em São Paulo, trabalhou em restaurantes como Cantaloup, Le Vin, La Tambouille e no grupo Fasano (Parige e Fasano). Atrualmente, atua como consultor em diversos restaurantes como: Pasta Lavetti, BOS BBQ, Padaria Brasileira, Parrila Del Carmen, Baby Beef Jardim e Mr. Jerry.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Corte a berinjela, o tomate e a abobrinha em rodelas finas. Desfolhe o manjericão. Pique a salsinha finamente.

  2. Em um refratário de tamanho aproximado de 15 ou 20 cm, coloque o tomate pelado no fundo e esmague os pedaços maiores com um garfo. Tempere com 2 g de sal, metade da pimenta, o manjericão desfolhado, metade da salsinha picada e misture bem.

  3. Coloque as rodelas dos legumes, alternadamente por cima do molho de tomate. Tempere com 2 g de sal, regue-o de azeite, salpique o restante da salsinha por cima e leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até que os legumes fiquem macios.

  4. Coloque os morangos em uma frigideira grande e amasse-os com um garfo. Adicione o mel, a manteiga, 1 g de sal e deixe cozinhar até que reduza pela metade, adicione o aceto balsâmico e cozinhe mais um pouco até ficar com a textura semelhante a uma geleia.

  5. Faça cortes superficiais na gordura do pato, em formato de xadrez, o ideal é cortar suavemente por cima da pele sem chegar a carne, para que ele não encolha durante a fritura. Em seguida, tempere o magret com 3 g de sal e o restante da pimenta dos 2 lados.

  6. Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque o magret de pato com a pele para baixo. Abaixe o fogo e deixe selar por aproximadamente 5 minutos, ou até que a gordura derreta e fique bem dourado. Então vire o magret de lado e sele mais 2 minutos, apenas para dourar. O ponto certo é quando a carne está bem vermelhinha por dentro mas dourada por fora. Corte o magret em fatias bem fininhas. Sirva o ratattouille em um prato e as fatias do pato ao lado. Regue o pato com o molho de morango e bom apetite.

Veja também

Legumes Assados com Garam Masala e Carne ao Molho de Tomate
Cassoulet com Carne Seca e Linguiça Calabresa
Sanduba de Cogumelo Hiratake com Creme de Ricota e Limão