Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 125g (1/8 porção) Valor energético 240kcal=1003kj (12%VD); Carboidratos 28.6 (10%VD); Proteínas 9.2 (12%VD);Gorduras totais 9.12 (17%VD); Gorduras saturadas 0.59 (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.33 (1%VD); Sódio 368.85 (15%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

944kcal=3952kj

Esse é um prato muito atraente e de sabores inigualáveis. A lula é uma iguaria apreciada pelos mais diversos paladares e nessa receita foi recheada com um delicioso refogado de cogumelo shimeji. Aproveite esse momento para surpreender seu convidado!

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Pique o shimeji em pedaços pequenos. Corte a cebolinha em finas rodelas na diagonal. Em uma frigideira média, aqueça 1 colher de sopa do azeite com a manteiga em fogo médio, adicione metade da cebola, o shimeji e refogue por aproximadamente 5 minutos, misturado de vez em quando até que fiquem bem macios. Finalize com a cebolinha (reserve 1/3 para decoração) , tempere com pouco sal (cerca de 1 sachês) e reserve em um recipiente.

  2. Recheie as lulas com o refogado de shimeji. Com ajuda de uma colher pequena ou com as próprias mãos, vá empurrando o recheio até que ele chegue no fundo da lula e ela fique bem estufada. Ao final, tampe a lula com os seus tentáculos e prenda bem com os palitos de dente.

  3. Tempere as lulas com sal a gosto, lembrando que o molho já é salgado. Na mesma frigideira do shimeji, aqueça metade do restante do azeite em fogo médio e sele as lulas por aproximadamente 6 minutos, virando os lados de vez em quando até dourar. Reserve em um prato.

  4. Enquanto isso, em outra frigideira, faça o molho teriyaki. Misture o shoyu, o açúcar, o saquê, 3 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos, ou até que reduza pelo menos 1/3 e fique com consistência mais densa, mas não muito grossa. Lembrando que, quando esfriar, o molho tende a engrossar mais ainda. Caso fique muito grosso e endureça, respingue algumas gotas de água e misture até voltar.

  5. Na mesma frigideira que selou a lula, aqueça o restante do azeite em fogo médio e refogue o restante da cebola por 1 minuto, raspando o fundo da frigideira com uma espátula para extrair os sabores da lula. Adicione o arroz e refogue mais 1 ou 2 minutos, até esquentar bem. Tempere com 2 sachês de sal.

  6. Para montar o seu prato, corte a lula em rodelas, delicadamente para não cair o recheio e sirva em um prato com o arroz ao lado. Regue o molho teriyaki sobre a lula, salpique o gergelim e o restante da cebolinha.

Veja também

Salada Yin e Yang
Lombinho Assado ao Chimichurri com Salada de Arroz Vermelho
Contrafilé Grelhado com Legumes Primavera