Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 273,25g (1/4 porção) Valor energético 471kcal=1972kJ (24%VD); Carboidratos 27g (9%VD); Proteínas 33g (45%VD); 24g (44%VD); Gorduras saturadas 3g (15%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 4g (15%VD); Sódio 2005mg (84%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Confira a receita do Lua Cheia - o tartare brasileiro criado e elaborado pelo chef Zeca Amaral. Tartare de carne seca com cachaça e melado de cana, acompanhado com carpaccio de abobrinha e crispy de pão integral. Uma receita incrível e um diferencial da gastronomia. Confira!

Assine Agora
Zeca Amaral

Chef Zeca Amaral

Cozinha com Z

Apaixonado pelas panelas Zeca Amaral resolveu tirar o paletó para estudar gastronomia. Baiano de nascimento, coração e alma, cresceu em meio às gamelas apimentadas e meladas de dendê, mas foi entre os livros da faculdade que ampliou seus horizontes, se rendendo aos encantos dos ricos e diversos sabores do Brasil. Decidiu então dedicar sua vida de chef a descobrir, preservar e reler as maravilhosas receitas criadas nos quatro cantos país. Sem abandonar a tradicional e apelidada “comida de mainha”. É esse gosto de Brasil, acalorado por temperos de família, que ele leva hoje para as receitas deliciosamente divertidas, intuitivas e criativas que cria no Cozinha com Z.

Passo a Passo

  1. Primeiro, preaqueça o forno a 150°C. Separe um raminho de coentro para decorar o prato no final da preparação, a seguir, corte o restante finamente. Corte a abobrinha em finas rodelas de aproximadamente 0,5 cm e reserve. Corte os pães em 4 partes em formato de quadrados. Coloque-os numa assadeira e regue com um fio de azeite (10 ml) e uma pitada de flor de sal. Em seguida, leve ao forno para assar por aproximadamente 10 minutos, ou até que fiquem torradinhos. Cheque o forno sempre para que não queimem.

  2. Unte uma frigideira antiaderente com fio de azeite (10 ml) e coloque em fogo alto para esquentar até esfumaçar. Depois de quente, coloque as rodelas de abobrinha e deixe grelhar por cerca de 2 minutos cada lado, ou até dourar. Tempere-as com uma pitada de flor de sal, de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve-as em um prato.

  3. Em um bowl pequeno ou uma vasilha, adicione a mostarda, o catchup, o molho inglês, a pimenta dedo-de-moça, a cachaça, o melado de cana, o molho de pimenta, 2/3 da cebola roxa brunoise e o restante do azeite. Misture bem todos os ingredientes, adicione 1/2 do coentro picado, misture mais um pouquinho e reserve.

  4. Em outro bowl ou uma vasilha grande, coloque a carne e desfie-a com as pontas dos dedos. Em seguida, adicione o molho preparado anteriormente aos poucos, para adequar o nível de pimenta ao seu ao seu paladar, sempre mexendo. Depois de misturar bem, experimente e, se achar necessário, ajuste o sal de acordo com seu paladar.

  5. Em uma prato raso e grande disponha a abobrinha formando um circulo grande na borda do prato. Em seguida, coloque a carne em um recipiente redondo e desenforme no centro do prato. Por cima, polvilhe com uma pitada de flor de sal, o restante da cebola roxa e do coentro picado. Ao redor, decore com o raminho de coentro reservado e a pimenta biquinho. Sirva o prato com as torradinhas de pão integral ao lado.

Veja também

Espaguete de Pupunha com Kani, Ervilha e Amendoim Torrado
Mignon ao Molho de Funghi e Vinho Branco
Picanha Suína com Coulis de Manga e Cará