Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Los Nachos Amigos com salsa roja, dip de queijo cheddar, sour cream e guacamole

Tabela Nutricional

Porção de 761,5g (1/2 porção) Valor energético 1167kcal=4881kJ, VE-VD 0,58 Carboidratos 142g, C-VD 0,47 Proteínas 35g, P-VD 0,47 Gorduras totais 56g, GT-VD 1,03 Gorduras saturadas 7g, GS-VD 0,32 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 18g, FA-VD 0,73 Sódio 3177mg, S-VD 1,32. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1167kcal=4881kJ

A receita foi inspirada numa entrada inventada em 1943, por Ignácio Nacho Anaya. O prato consiste numa porção de tortilhas coloridas de milho crocantes, com formato triangular, cobertas por 2 tipos de queijo (mussarela e cheddar), azeitonas pretas, pimenta jalapeño e sour cream. Ao lado, como acompanhamento, há três molhos mosqueteiros: salsa roja, dip de cheddar e guacamole. Experimente essa inovação e compartilhe os bons momentos com amigos e pessoas queridas. Cheers!

Assine Agora
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Corte a pimenta jalapeño em rodelas finas e reserve-as num recipiente pequeno, pois elas serão usadas novamente no passo 4. Em seguida, em uma vasilha, corte ou quebre em pedaços rústicos (com a faca ou colher) o tomate sem pele. Reserve-os.

  2. Aqueça uma frigideira em fogo alto com um fio de azeite (1 colher de chá). Depois de quente, coloque 1/2 da cebola, 1/2 do coentro seco e refogue por 1 minuto. Em seguida, coloque 1/2 do extrato de tomate, 3/4 do tomate sem pele em pedaços e refogue de 3 a 4 minutos, ou até atingir consistência de um molho espesso. Tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar, desligue o fogo e reserve-o em uma vasilha.

  3. Aqueça a mesma frigideira em fogo médio. Em seguida, coloque 1/2 do queijo cheddar ralado, 1/3 do cream cheese e 20 ml de água. Misture bem até formar um molho liso, homogêneo e levemente espesso. Experimente e, se achar necessário, tempere com 1 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e, ao final, coloque os sachês de maionese e misture bem, para emulsionar o molho. Reserve.

  4. Para montar, escolha um refratário baixo. Coloque metade dos nachos e salpique com 1/3 do queijo mussarela, parte da pimenta jalapeño e metade da azeitona laminada. Por cima, coloque a outra parte do mix de nachos. Polvilhe com o restante do queijo cheddar, do queijo mussarela, da pimenta jalapeño e da azeitona. Leve ao forno e deixe gratinar todo o queijo, cerca de 5 a 8 minutos, ou somente para derretê-lo.

  5. Em uma vasilha pequena ou um bowl, esprema o suco de 1/2 limão, coloque o restante do cream cheese e misture bem até ficar liso e homogêneo. Para fazer a guacamole, pegue outra vasilha, acrescente o abacate avocado, o restante da cebola picada, o restante do tomate sem pele cortado e esprema a outra 1/2 do limão. Misture bem, coloque o restante do coentro seco, um fio de azeite e ajuste o sabor com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar.

  6. Retire o refratário do forno e coloque o sour cream no topo dos nachos ainda quente. Sirva com os três molhos ao lado: a salsa roja, o dip de cheddar e a guacamole. Bom apetite amigos!

Veja também

Panqueca de Carne e Abobrinha ao Molho de Tomate
Frango ao Molho Mostarda com Repolho Roxo Refogado
Sofiotti Modernista recheado de cordeiro e mussarela, sobre béchamel de sálvia e alho negro