Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 199g (1/8 porção) Valor energético 271kcal=1136kj (14.%VD); Carboidratos 29.79 (10%VD); Proteínas 13.23 (18%VD);Gorduras totais 11.15 (20%VD); Gorduras saturadas 2.53 (12%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.82 (11%VD); Sódio 484.26 (20%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1085kcal=4543kj

Confira a receita elaborada pelo Chef peruano Victor López. O tradicional Lomo Saltado é um clássico da gastronomia peruana desde o final do séc XIX. Surge da influência de chineses cantoneses, combinando o tempero e a mistura da cozinha crioula peruana com a cozinha oriental. Receita fácil de preparar e irresistível: cubos de alcatra salteados com o tempero típico peruano, acompanhado do arroz do chef, batatas crocantes e ovo de codorna.

Assine Agora
Victor López

Chef Victor López

Projeto Cena

Victor López é de Lima, no Peru. Publicitário e autodidata na cozinha, decidiu abandonar o mundo corporativo e mergulhar de cabeça na gastronomia. Criou seu próprio projeto, "Cena" - que significa jantar em espanhol, através do qual divulga os valores e conceitos da gastronomia peruana pelo mundo.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Corte as batatas (com casca) em formato palito, coloque-as em uma panela, cubra com 2 dedos acima de água e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos em fogo alto. Corte o tomate ao meio e retire as sementes, em seguida, corte em finas fatias. Descasque a cebola e corte-a em 8 partes, em formato de pétalas. Descasque o gengibre e corte-o em pedaços pequenos. Corte as pontas das ervilha torta e retire a linha que tem na lateral, puxando-a, em seguida, corte-a em 3 partes iguais. Corte a cebolinha finamente no sentido diagonal da faca.

  2. Para fazer o arroz, em uma panela média, aqueça 1/4 do azeite em fogo alto. Refogue metade do alho por 30 segundos, adicione o milho, o arroz e misture bem por 30 segundos. Coloque 600 ml de água e 2 sachês de sal. Ao começar a ferver, coloque o fogo no mínimo, tampe e deixe cozinhar até secar a água, cerca de 10 minutos. Terminado o tempo, desligue o fogo e deixe a panela tampada, para finalizar a cocção do arroz no próprio calor.

  3. Prepare a marinada da carne, pois isso acrescentará mais sabor ao prato, no final da cocção. Em um recipiente, coloque o gengibre, o vinagre, o shoyu e o restante do alho, 2 sachês de sal e a fécula de batata. Misture bem e junte com os cubos de carne e reserve.

  4. Escorra e descarte a água das batatas. Em seguida, transfira-as para uma assadeira média, regue com 1/4 do azeite e tempere com 4 sachês de sal, depois leve ao forno até dourar, cerca de 15 a 20 minutos.

  5. Prepare o Lomo Saltado. Em uma frigideira grande, aqueça em fogo alto 1/4 do azeite. Retire os cubos de carne da marinada (reservando a marinada), e coloque-os para selar cerca de 3 minutos, virando os lados na metade do tempo. Em seguida, adicione o cogumelo shimeji, despedaçando-o com os dedos, e continue refogando mais 2 minutos. Acrescente as pétalas de cebola roxa, a ervilha torta, o tomate e salteie ou misture bem por mais 5 minutos. Por fim, despeje a marinada reservada e misture constantemente incorporando todos os ingredientes. Desfolhe algumas folhas do coentro e salpique a cebolinha. Desligue o fogo e reserve.

  6. Para fazer os ovos de codorna fritos, em uma frigideira pequena, aqueça o restante do azeite em fogo alto e quebre a casca com cuidado, despejando o ovo na frigideira. Frite-o rapidamente, de acordo com sua preferência, com a gema mole ou dura. Tempere-os com 1 sachês de sal e reserve. Para montar o prato, coloque o arroz peruano em um dos cantos do prato, o lomo saltado de um lado e as batatas de outro. Disponha o ovo de codorna e decore com o restante do coentro. Bom Apetite!

Veja também

Salada Leve de Pupunha, Laranja e Granola
Ratatouille com Carne Moída e Champignon
Mignon Suíno em Crosta de Castanha com Couve Refogada e Tomatinhos ao Perfume de Tomilho