Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Lombinho com farofa de castanhas, saladinha de rúcula e vinagrete de limão siciliano

Tabela Nutricional

Porção de 526,5g (1/2 porção) Valor energético 1164kcal=4870kJ, VE-VD 0,58 Carboidratos 63g, C-VD 0,21 Proteínas 65g, P-VD 0,87 Gorduras totais 74g, GT-VD 1,35 Gorduras saturadas 8g, GS-VD 0,36 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 7g, FA-VD 0,3 Sódio 1369mg, S-VD 0,57. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1164kcal=4870kJ

Que tal experimentar um prato requintado de carne suína, que atualmente é considerada muito mais saudável do que aquela de 15 anos atrás, devido a melhora na criação desses animais. O Chef Nilson elaborou uma receita surpreendente de lombinho glaceado no vinho branco, com a crocante farofinha de castanhas tostadas e a deliciosa saladinha de rúcula regada de vinagrete de pedacinhos de limão siciliano. Uma explosão de sabores leves e refrescantes no paladar.

Assine Agora
Nilson Moreira Costa

Chef Nilson Moreira Costa

Club Athlético Paulistano

Formado em Gastronomia pela Hotec de São Paulo e Pós-Graduado no SENAC – com ênfase em Cozinha Brasileira, o Chef Nilson Moreira Costa, conquistou além dos certificados nacionais, qualificações internacionais como a Certificação École de Cuisine Alain Ducasse (França) e, também, da renomada Escola de Arte Culinária Laurent, com o Chef Laurent Suaudeau. Desde cedo passou por conceituados restaurantes de São Paulo e Hotéis do Brasil a fora. Atualmente, leva uma vida dinâmica e prazerosa pois além de ser Chef de cozinha do Club Atlético Paulistano, é docente em Ensino Superior na Universidade Metodista de São Paulo – S.B. do Campo/SP.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Com ajuda de um ralador, retire as raspas do limão. A seguir corte-o ao meio e extraia o suco da metade, a outra metade descasque e corte em cubinhos pequenos, descartando as sementes. Tempere o lombinho com 4 g sal, metade da pimenta do reino branca e o suco do limão. Em uma vasilha coloque os cubinhos do limão, as raspas, 1/3 do azeite, 1 g de sal e desfolhe metade do tomilho. Misture bem para emulsionar o líquido e reserve.

  2. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Depois de quente, coloque 1/3 do azeite, 1/3 da manteiga e deixe derreter. Sele o lombinho por todos os lados, cerca de 2 minutos, cada lado. Em seguida retire a carne, transfira para uma assadeira e reserve. Na mesma frigideira, coloque o vinho branco e deglaceie a frigideira, raspando o fundo com uma espátula de silicone, cerca de 2 a 3 minutos ate dar uma leve espessada.

  3. Com o auxílio de uma colher, regue o lombinho com a desglaçagem de vinho branco, coloque 1/3 da manteiga de garrafa por cima e o restante do tomilho (reserve 1 raminho para decoração ao final da montagem do prato). Cubra com papel alumínio e leve-o ao forno de 15 a 20 minutos.

  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Depois de quente, coloque o restante da manteiga, o restante do azeite e acrescente as amêndoas laminadas, misture por aproximadamente 1 minuto, ou até que comecem a ficar douradas. A seguir adicione rapidamente a castanha de caju, a castanha do Brasil trituradas, a farinha de mandioca e as uvas passas. Baixe o fogo para mínimo e continue misturando por mais 2 minutos, ou até que a farofa fique dourada. Tempere com 2 g de sal e o restante da pimenta.

  5. Sobre uma tábua, corte a rúcula finamente, ou julienne. Segundo o Chef, cortar a rúcula finamente deve ser um processo realizado minutos antes de servir, pois isso evitará que a hortaliça fique escura e murcha. Em seguida, coloque a rúcula num recipiente pequeno e sirva ao lado do prato, como um acompanhamento. Tempere com o restante do sal a gosto.

  6. Retire o lombinho do forno e transfira-o para uma tábua. Corte a peça de lombinho em medalhões uniformes de 2 dedos de espessura. Em seguida escolha um prato de acordo com sua criatividade, coloque a farofa de castanhas no centro e por cima coloque os medalhões. Regue-os com o vinagrete de cubos de limão siciliano e, ao final, decore com o ramo de tomilho separado. Bom Apetite. Segundo o chef, esse é um bom momento para abrir um vinho.

Veja também

Tilápia ao Molho Funghi com Batata Doce ao Alecrim
Merluza Assada com Sálvia e Legumes Cozidos
Feijoada com Crisp de Couve e Vinagrete