Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Lombinho com farofa de castanhas, saladinha de rúcula e vinagrete de limão siciliano

Tabela Nutricional

Porção de 526,5g (1/2 porção) Valor energético 1164kcal=4870kJ, VE-VD 0,58 Carboidratos 63g, C-VD 0,21 Proteínas 65g, P-VD 0,87 Gorduras totais 74g, GT-VD 1,35 Gorduras saturadas 8g, GS-VD 0,36 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 7g, FA-VD 0,3 Sódio 1369mg, S-VD 0,57. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1164kcal=4870kJ

Que tal experimentar um prato requintado de carne suína, que atualmente é considerada muito mais saudável do que aquela de 15 anos atrás, devido a melhora na criação desses animais. O Chef Nilson elaborou uma receita surpreendente de lombinho glaceado no vinho branco, com a crocante farofinha de castanhas tostadas e a deliciosa saladinha de rúcula regada de vinagrete de pedacinhos de limão siciliano. Uma explosão de sabores leves e refrescantes no paladar.

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Nilson Moreira Costa

Chef Nilson Moreira Costa

Club Athlético Paulistano

Formado em Gastronomia pela Hotec de São Paulo e Pós-Graduado no SENAC – com ênfase em Cozinha Brasileira, o Chef Nilson Moreira Costa, conquistou além dos certificados nacionais, qualificações internacionais como a Certificação École de Cuisine Alain Ducasse (França) e, também, da renomada Escola de Arte Culinária Laurent, com o Chef Laurent Suaudeau. Desde cedo passou por conceituados restaurantes de São Paulo e Hotéis do Brasil a fora. Atualmente, leva uma vida dinâmica e prazerosa pois além de ser Chef de cozinha do Club Atlético Paulistano, é docente em Ensino Superior na Universidade Metodista de São Paulo – S.B. do Campo/SP.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Com ajuda de um ralador, retire as raspas do limão. A seguir corte-o ao meio e extraia o suco da metade, a outra metade descasque e corte em cubinhos pequenos, descartando as sementes. Tempere o lombinho com 4 g sal, metade da pimenta do reino branca e o suco do limão. Em uma vasilha coloque os cubinhos do limão, as raspas, 1/3 do azeite, 1 g de sal e desfolhe metade do tomilho. Misture bem para emulsionar o líquido e reserve.

  2. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Depois de quente, coloque 1/3 do azeite, 1/3 da manteiga e deixe derreter. Sele o lombinho por todos os lados, cerca de 2 minutos, cada lado. Em seguida retire a carne, transfira para uma assadeira e reserve. Na mesma frigideira, coloque o vinho branco e deglaceie a frigideira, raspando o fundo com uma espátula de silicone, cerca de 2 a 3 minutos ate dar uma leve espessada.

  3. Com o auxílio de uma colher, regue o lombinho com a desglaçagem de vinho branco, coloque 1/3 da manteiga de garrafa por cima e o restante do tomilho (reserve 1 raminho para decoração ao final da montagem do prato). Cubra com papel alumínio e leve-o ao forno de 15 a 20 minutos.

  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Depois de quente, coloque o restante da manteiga, o restante do azeite e acrescente as amêndoas laminadas, misture por aproximadamente 1 minuto, ou até que comecem a ficar douradas. A seguir adicione rapidamente a castanha de caju, a castanha do Brasil trituradas, a farinha de mandioca e as uvas passas. Baixe o fogo para mínimo e continue misturando por mais 2 minutos, ou até que a farofa fique dourada. Tempere com 2 g de sal e o restante da pimenta.

  5. Sobre uma tábua, corte a rúcula finamente, ou julienne. Segundo o Chef, cortar a rúcula finamente deve ser um processo realizado minutos antes de servir, pois isso evitará que a hortaliça fique escura e murcha. Em seguida, coloque a rúcula num recipiente pequeno e sirva ao lado do prato, como um acompanhamento. Tempere com o restante do sal a gosto.

  6. Retire o lombinho do forno e transfira-o para uma tábua. Corte a peça de lombinho em medalhões uniformes de 2 dedos de espessura. Em seguida escolha um prato de acordo com sua criatividade, coloque a farofa de castanhas no centro e por cima coloque os medalhões. Regue-os com o vinagrete de cubos de limão siciliano e, ao final, decore com o ramo de tomilho separado. Bom Apetite. Segundo o chef, esse é um bom momento para abrir um vinho.

Esta receita combina com

Vinho
CANTÁGUA - PINOT NOIR

Tinto de corpo leve, equilibrado, coloração rubi opaco. Nos aromas morangos silvestres e especiarias. Um vinho elegante com boa persistência bucal aromática. Enogastronomia: aves em alta gastronomia, risotos de fungui, queijos brie, além de pratos vegetarianos diversos.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Risoto de Quinoa com Filé Mignon Suíno
Wrap de Atum
Berinjela Recheada de Carne com Molho de Iogurte e Manjericão