Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

45 minutos

Rica em antioxidantes e muito comum no Peru, a batata roxa é muito benéfica à saúde e cada vez mais ganha fãs em várias partes do mundo. Nesta receita, ela se transforma em purê para acompanhar o delicado filé de linguado e harmoniza muito bem com a vagem francesa salteada.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Retire a semente do tomate e corte-o em cubos pequenos. Desfolhe o tomilho e salsa. Descasque a batata e corte-a em cubos de 3x3 cm. Retire as extremidades da vagem e corte-a ao meio. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino moída.

  2. Em uma panela, coloque 1 litro de água e leve ao fogo alto para ferver. Adicione a vagem, deixe cozinhar por cerca de 40 segundos, retire da água e reserve. Coloque a batata roxa e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos com a panela tampada.

  3. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a vagem rapidamente, isto é, cerca de 40 segundos. Tempere com sal e reserve.

  4. Nessa mesma frigideira, aqueça bem um fio de azeite e grelhe os filés de peixe por cerca de 1,5 minuto de cada lado, ou até que fiquem dourados, e reserve à parte.

  5. Ainda nessa mesma frigideira, adicione 1/3 da manteiga e um fio de azeite, espere derreter, e então refogue o tomilho e o tomate por 1 minuto. Tempere com sal, a salsa e pimenta do reino moída e reserve em seguida.

  6. Transfira a batata cozida e 2 conchas da água do cozimento para um liquidificador. Bata até que se tenha um purê liso e homogêneo. Se preferir com grumos, apenas amasse com um garfo. Volte o purê para a panela, adicione o restante da manteiga, tempere com sal e misture até esquentar. Sirva com os filés de linguado acompanhados da vagem e do tomate refogado.

Veja também

Ossobuco com Polenta Branca e Manteiga de Sálvia
Lasanha Quatro Queijos com Estepe, Gruyère, Gorgonzola e Parmesão
Maminha ao Molho Aioli com Rosti de Cenoura