Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 192g (1/8 porção) Valor energético 267kcal=1117kj (13%VD); Carboidratos 12.63 (4%VD); Proteínas 13.36 (18%VD);Gorduras totais 17.83 (32%VD); Gorduras saturadas 1.89 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.67 (7%VD); Sódio 634.32 (26%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1067kcal=4465kj

Confira o prato do Chef Joãocarlos Llobregat, uma reconstrução de lasanha verde preparada na frigideira. O prato é uma influência da culinária do Oriente Médio, constituído por carne de cordeiro, legumes, mussarela de búfala, manjericão, especiarias e parmesão gratinado. Experimente!

Joãocarlos Llobregat

Chef Joãocarlos Llobregat

Passo a Passo

  1. Corte a berinjela em rodelas finas, coloque-a em uma vasilha e cubra-a com água para garantir que ela não escureça. Corte a abobrinha (com casca) em rodelas finas e reserve. Depois, corte as mussarelas de búfala ao meio e reserve-as. Ao final desse passo, separe um ramo de manjericão para a decoração da lasanha e desfolhe o restante. Separe as folhas em uma vasilha pequena e reserve.

  2. Sobre uma tábua, coloque as folhas da lasanha verde e corte-as em quatro partes iguais. Em seguida, escorra a água da berinjela e aperte-a com as mãos para retirar o excesso de água. Coloque as rodelas de berinjela e abobrinha em um bowl ou vasilha grande e tempere com 3 g de sal, 1/3 do orégano, regue com azeite (cerca de 20 ml), misture bem e reserve.

  3. Aqueça uma frigideira grande em fogo alto. Coloque 20 ml de azeite e, depois de quente, adicione a cebola. Refogue-a por cerca de 40 segundos, ou até murchar. Adicione o alho e, em seguida, uma colher de chá de água. Segundo o Chef, a água impede o alho de queimar ou deixar o gosto amargo no paladar. Misture bem até dourar e, em seguida, adicione a carne de cordeiro moída com 4 g de sal, 1/2 da canela e 1/3 do orégano. Misture delicadamente com uma espátula de silicone para não perder o suco da carne, por cerca de 2 a 3 minutos, ou até dar uma leve dourada.

  4. Na mesma frigideira, coloque o fogo no mínimo. Em seguida, adicione o tomate pelado e, com a parte de trás de uma colher ou com a própria espátula, amasse-os. Prove e, se achar necessário, coloque mais 1 g de sal. Depois disso, adicione 100 ml de água, misture bem e deixe o molho reduzir de 3 a 4 minutos.

  5. Adicione 1/3 da massa, espalhando-a por toda a frigideira. Com uma espátula, empurre-a para o fundo da frigideira. Coloque metade da berinjela, o restante do orégano, o restante da canela e empurre para o fundo. Em seguida, adicione 1/2 do molho bechamel, espalhando por toda a frigideira, e adicione metade da abobrinha laminada, afundando-a no molho. Em seguida, repita o processo seguindo a ordem dos ingredientes (massa, berinjela, molho bechamel, abobrinha e massa). A última camada deverá ser de massa. Tempere com 2 g de sal, coloque 100 ml de água (pelas bordas), o queijo parmesão e cozinhe de 10 a 15 minutos.

  6. Verifique, com auxílio de um garfo, a maciez dos legumes, espetando até o fundo da frigideira. Se estiverem macios, coloque as mussarelas de búfala as folhas de manjericão sobre a lasanha e tampe. Deixe cozinhar por mais 2 minutos ou até dar uma leve amolecida nas mussarelas. Desligue o fogo e pronto. Dica: segundo o Chef, se sua frigideira for apropriada para forno, coloque as mussarelas de búfala e as folhas de manjericão e leve a lasanha verde ao forno preaquecido a 200°C por 2 minutos, ou até gratinar o queijo.

Veja também

Salada Coleslaw Fit com Frango Grelhado
Contrafilé ao Chimichurri e Risoni de Beterraba com Brotos
Tortilla Caprese com Salada Verde