Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 190g (1/8 porção) Valor energético 319kcal=1334kj (16%VD); Carboidratos 12.89 (4%VD); Proteínas 16.41 (22%VD);Gorduras totais 17.24 (31%VD); Gorduras saturadas 1.54 (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.4 (10%VD); Sódio 603.97 (25%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1275kcal=5333kj

A kafta é uma preparação de origem árabe, muito parecida com o nosso espetinho: consiste em um bolinho ou cilindro de carne moída misturada com temperos e especiarias. Nessa receita, a kafta foi preparada com cordeiro, que trouxe um sabor incrível para compor essa deliciosa receita. Para acompanhar, o babaganush, que também é uma clássico dessa culinária cheia de personalidade, consiste em uma pasta de berinjela defumada com tahine e limão.

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Espete as berinjelas com um um garfo grande e coloque-as na boca do fogo. Deixe queimar cerca de 10 minutos, virando os lados a cada 2 minutos, até que a casca fique bem tostada e com cheiro ligeiramente de queimado. O babaganush tem um sabor intenso devido a essa técnica que serve para dar sabor de defumado. Dica: a berinjela começará a amolecer, então cuidado para não se desmancharem na hora de tirar do fogo. Dica: outra forma de fazer a berinjela com menos defumação, é assando por 30 minutos.

  2. Enquanto isso, faça o mise en place. Desfolhe a hortelã e pique-a grosseiramente, reserve um raminho para decoração final. Corte o limão em 4 partes. Corte o rabanete ao meio, em seguida corte-o em finas fatias no formato de meia lua. Descasque o alho e pique metade em cubinhos, a outra metade deixe inteiro.

  3. Em um bowl ou recipiente, coloque a carne moída, o cordeiro moído, o alho picado, a hortelã picada, metade do azeite, 5 g de sal, a pimenta síria (de acordo com seu paladar), e misture bem até que tudo se incorpore.

  4. Para fazer as kaftas, divida a carne em 6 partes iguais. Enrole em formatos cilindros com as mãos modelando cada parte dividida. Em seguida, espete o palito na base e empurre-o até um pouco depois do final, fazendo com que fique uma parte do palito para fora nas 2 extremidades. Coloque as kaftas em uma assadeira e asse por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar. Ou, se preferir, sele os espetos em uma frigideira por 6 minutos.

  5. Para fazer a saladinha, em um recipiente, coloque o rabanete, o vinagre, o açúcar, um fio de azeite (1 colher de sopa), 1 g de sal e misture bem. Deixe descansar para desidratar, até que a cor do rabanete desbote e começar a ficar rosa. Reserve.

  6. Para fazer o babaganoush, coloque as berinjelas queimadas em uma superfície lisa. Rasgue a pele delicadamente, abrindo a berinjela ao meio, no sentido do comprimento. Em seguida, retire com cuidado a polpa com auxílio de uma colher, raspando devagar para não puxar a casca queimada junto. Coloque a polpa em um mixer ou liquidificador, adicione o tahine, esprema o limão (a gosto), 2 g de sal, o restante do azeite e o restante do alho, e bata até ficar homogêneo. Sirva as kaftas com o babaganoush, a saladinha e o pão sírio ao lado.

Veja também

Suflê de Shitake com Legumes e Ricota
Chuleta ao Molho Aioli e Tomate Assado com Ricota
Sassami na Cerveja com Arroz Integral e Rúcula