Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 245g (1/4 porção) Valor energético 367kcal=1536kJ (18,5%VD); Carboidratos 45g (16%VD); Proteínas 27g (38%VD);Gorduras totais 8g (16%VD); Gorduras saturadas 0g (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 12g (44%VD); Sódio 44mg (2%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

735kcal=3073kJ

O tradicional homus árabe você já conhece, então que tal conhecer essa alternativa inovadora feita com beterraba? Além de dar cor e vida à receita, o prato fica muito saboroso. Para acompanhar e deixar esse prato um clássico da culinária árabe, um delicioso quibe assado. Experimente!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Comece preaquecendo seu forno a 200°C. Coloque o trigo em um bowl ou tigela, cubra com água e deixe descansar por 10 minutos. Descasque a beterraba e corte em pedaços grosseiros de 3 cm. Coloque a beterraba junto com o grão de bico (sem o soro) em uma panela e cubra com água. Cozinhe por aproximadamente 25 minutos, ou até que fiquem macios. Espete a beterraba com um garfo para saber se chegou no ponto.

  2. Corte o limão ao meio, no sentido do comprimento, extraia o suco de uma metade e corte em gomos a outra. Pique as folhas da hortelã finamente. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Descasque o alho.

  3. Com auxílio de uma peneira, escorra a água do trigo, pressionando-o ligeiramente para retirar todo o excesso. Em um bowl, misture a carne moída, o zaatar, o trigo, a cebola e a hortelã. Tempere com cerca de 20 ml de azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem até ficar homogêneo. DICA: o zaatar, assim como o curry, é uma mistura de temperos muito popular na Síria, Jordânia, Líbano, Palestina, Israel, Armêmia, Turquia, Líbia, Egito e Tunísia. Essa mistura é muito aromática e seu sabor é levemente picante.

  4. Divida a carne em 4 partes iguais e enrole-a em formatos de quibe ou, se preferir, em formato de bolinhas, para facilitar. Coloque os quibes em uma assadeira antiaderente, regue com um fio de azeite por cima e asse por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar.

  5. Com ajuda de uma escumadeira, retire a beterraba e o grão de bico (mantenha a água na panela) e transfira para um mixer ou liquidificador. Adicione o tahine, o alho, o suco do limão, cerca de 20 ml de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e bata até obter uma mistura homogênea. Se precisar, use um pouco da água do cozimento para ajudar nesse processo. A textura do homus tem que ficar bem grossa.

  6. Em um prato rasgue as folhas da alface, coloque o homus de beterraba de um lado e disponha os quibes do outro. Regue com um fio de azeite por cima de tudo e tempere a salada com sal e o restante do limão.

Veja também

Purê de Mandioquinha com Mignon Suíno ao Molho de Vinho Tinto
Maminha Grelhada com Legumes ao Curry
Filé de Frango Grelhado ao Molho de Maracujá com Mix de Salada