Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 174g (1/8 porção) Valor energético 273kcal=1143kj (14.%VD); Carboidratos 26.14 (9%VD); Proteínas 11.6 (15%VD);Gorduras totais 13.51 (25%VD); Gorduras saturadas 1.42 (6%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.14 (9%VD); Sódio 1111.61 (46%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1092kcal=4569kj

A Chef indígena Kalymaracaya preparou especialmente para o Cheftime, uma receita tradicional da cultura indígena. Passada de geração a geração, nesta combinação é possível encontrar dois ingredientes muito simples fundamentais e regionais, a mandioca e a carne seca. Ingredientes estes que contemplam a riqueza gastronômica do nosso Brasil. Esta é a oportunidade de provar e aprovar a culinária indígena no modo contemporâneo.

Assine Agora
Kalymaracaya Mendes Nogueira

Chef Kalymaracaya Mendes Nogueira

Personal Chef

Vinda da Aldeia Bananal, Kalymaracaya Mendes Nogueira nasceu na tribo indígena Terena e se mudou de Aquidauana para Campo Grande durante a infância. Formada e em hotelaria e gastronomia a Chef divulga a gastronomia ancestral e trabalha com ingredientes cultivados em sua aldeia, preservando a receita em sua essência. Desde 2014, atua no movimento Slow Food, além realizar pesquisas sobre pimentas crioulas das índias Terena. Atualmente, concorreu a categoria estadual por MS, com outros dois participantes como melhor Chef de Cozinha – Prêmio Dólmã 2016. Hoje é secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena de Campo Grande-MS e auxilia na produção do programa Comitiva de Sabores, do chef Paulo Machado.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Corte a mandioca em pedaços grosseiros. Abra o pimentão ao meio, retire as sementes e em seguida corte em cubos de 2 cm. Corte o tomate em cubos pequenos de 1 cm. Pique grosseiramente a salsinha e corte a cebolinha em rodelas finas.

  2. Coloque 1/3 da carne seca em uma assadeira espalhando bem. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que fique seca e crocante. Dica: cheque o forno de vez em quando para não queimar e, se achar necessário, mexa a carne seca para assar todos os lados por igual.

  3. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo alto e refogue o retante da carne seca por 2 minutos, após isso, adicione a cebola, o alho e refogue mais 2 minutos. Coloque o tomate e o pimentão e deixe cozinhar por 2 minutos, misturando só de vez em quando, apenas para não grudar.

  4. Acrescente a mandioca, misture bem, coloque 700 ml de água, o urucum, o sal, a salsinha e misture. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar cerca de 25 minutos, ou até que a mandioca fique bem macia. Ao final da preparação, coloque a cebolinha e a pimenta biquinho, misture e sirva em um prato, de preferência fundo. Para decorar, coloque a carne seca crocante por cima.

Veja também

Tilápia em Crosta de Gergelim com Salada Colorida de Kani e Moyashi
Salada de Parma com Folhas de Mostarda e Figo Seco
Lasanha Mediterrânea Vegetariana de Abobrinha e Berinjela