Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 222g (1/8 porção) Valor energético 470kcal=1965kj (23%VD); Carboidratos 23.29 (8%VD); Proteínas 15.58 (21%VD);Gorduras totais 32.96 (60%VD); Gorduras saturadas 2.27 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.2 (5%VD); Sódio 513.15 (21%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1878kcal=7858kj

O hambúrguer é uma paixão mundial que vem se tornando cada vez mais versátil no modo de preparo. Essa é uma versão para os amantes de muita carne e queijo. Recheado com gruyère, empanado e frito. Para finalizar, o molho de maionese defumado, que agrega um sabor de churrasco nessa deliciosa combinação. Uma receita digna para comemorar o dia do hambúrguer.

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 160°C. Corte as batatas em rodelas bem fininhas, o máximo que conseguir, para que ela fique bem crocante. Se preferir use um laminador de legumes para facilitar. Coloque as rodelas em um bowl e enxágue em água corrente, em seguida, escorra a água e seque ligeiramente com um papel ou pano limpo. Ainda no bowl, coloque o azeite, 4 g de sal e misture bem com as mãos.

  2. Espalhe as rodelas em uma ou mais assadeiras sem que fiquem sobrepostas, e asse por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem douradas e crocantes. Dica: cheque o forno sempre para não deixar queimar e, se achar necessário, vire as rodelas de batata do outro lado. Dica: você também pode fazer a batata frita. Aqueça o óleo em uma panela no fogo médio e frite até dourar.

  3. Pique o pepino em cubos bem pequenos. Corte o queijo em 2 pedaços, ou se preferir em fatias pequenas, lembrando que será o recheio do hambúrguer, portando o pedaço do queijo tem que caber dentro. Quebre o ovo em um prato, bata com um garfo e tempere com 1 g de sal. Coloque a farinha de trigo e panko em pratos separados.

  4. Em um bowl, coloque a carne moída, adicione a cebola, 4 g de sal e misture bem com as mãos. Divida em dois e abra cada parte na palma da mão. Coloque o queijo gruyère no centro e enrole em formato de bolas para fazer o recheio. Em seguida, achate-os entre a mãos e modele em formato de hambúrgueres, até que fique liso. Lembrando que o diâmetro tem que ser maior ou igual o tamanho do pão.

  5. Empane os hambúrgueres primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha panko. Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio por 1,5 minutos, não deixe muito quente, pois poderá escurecer o exterior do hambúrguer muito rapidamente. Frite-os por aproximadamente 3 minutos, virando de lado na metade do tempo. Retire-os, transfira-os para uma assadeira e asse por 10 minutos. Coloque os pães em uma assadeira e asse por 5 minutos.

  6. Para fazer o molho defumado, coloque a maionese em um bowl, adicione a fumaça líquida (aos poucos para adequar ao seu paladar, pois seu sabor é muito intenso), 2 sachês de catchup e misture bem. Corte os pães e passe uma fina camada do molho dentro das fatias. Coloque o hambúrguer, derrame mais um pouco de molho sobre e salpique o pepino por cima. Sirva com o chips de batatas ao lado e use o restante do catchup como preferir.

Veja também

Frango Indiano Cremoso com Arroz Basmati
Carne Moída Temperada com Arroz Integral e Salada de Rúcula
Risoto de Calabresa com Chips de Alho-Poró e Tomate Cereja