Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 132g (1/8 porção) Valor energético 198kcal=829kj (10%VD); Carboidratos 22.01 (7%VD); Proteínas 7.48 (10%VD);Gorduras totais 4 (7%VD); Gorduras saturadas 0.22 (1%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.4 (6%VD); Sódio 22.91 (1%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

792kcal=3316kj

O Falafel é um bolinho que possui uma forte tradição na cozinha do Oriente Médio. Feito com a base de grão de bico e especiarias, é um prato épico que atravessou fronteiras ganhando adeptos em todo o mundo. Fácil de fazer, seu preparo pode ser assado ou frito. Essa é uma versão assada para os amantes da culinária saudável. Confira!

Assine Agora

Chef Comfort Food / Vegana

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque a cebola e corte em pedaços grosseiros. Corte a couve-flor em pequenos buquês. Descasque o alho. Corte o limão em 4 partes.

  2. Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque os ingredientes: grão de bico, couve flor, cebola, alho, farinha de rosca, salsinha (reserve um raminho para decorar), cominho, bicarbonato e esprema 1 gomo do limão. Tempere com um fio de azeite, sal (cerca de 1 colher rasa de chá) e bata na velocidade máxima até ficar homogêneo. Caso a mistura fique muito grossa e difícil de processar, acrescente água aos poucos, 1 colher por vez, e bata até que fique com uma textura de massa leve.

  3. Transfira essa mistura para um recipiente e comece a fazer os hambúrgueres. Divida a massa em 6 partes iguais (ou de acordo com sua preferência) e enrole cada uma formando um bolinho. A seguir, aperte-o entre a palma da mão para obter o formato de hambúrguer. Coloque os hambúrgueres lado a lado e regue com um fio de azeite. Leve ao forno e asse por aproximadamente 15 minutos, ou até que fiquem dourados. Vire de lado na metade do tempo.

  4. Para fazer o molho, coloque em um recipiente a pasta de gergelim, esprema 1 gomo de limão, adicione 6 colheres (sopa) de água, 4 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.

  5. Corte o rabanete em rodelas finas e depois em tirinhas finas. Rasgue as folhas com as mãos e misture com o rabanete. Tempere a salada com azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva a salada em um prato com os hambúrgueres ao lado e os gomos do limão. Regue o molho por cima e decore com a salsinha reservada.

Veja também

Risoto de Alcachofra com Molho Pesto
Pirâmide de Legumes com Carne e Tomate Amarelo Confitado
Salada de Rúcula com Carne Seca e Mandioca Cozida