Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 94g (1/8 porção) Valor energético 206kcal=862kj (10%VD); Carboidratos 10.34 (3%VD); Proteínas 15.29 (20%VD);Gorduras totais 11.76 (21%VD); Gorduras saturadas 1.6 (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.15 (1%VD); Sódio 500.49 (21%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

824kcal=3446kj

Galettes são panquecas de massa bem fina, de fácil preparo e, pode ter recheio doce ou salgado. A receita tem basicamente os mesmos ingredientes de uma panqueca, porém a farinha de trigo é substituída pelo trigo sarraceno, um grão escuro, integral, altamente nutritivo e o melhor, completamente livre de glúten. Experimente!

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Quebre 1 ovo em um recipiente, adicione 400 ml de água, tempere com sal a gosto e misture bem. Coloque a farinha sarraceno e continue mexendo até que vire uma massa homogênea. A textura dessa massa é mais fluída, quase líquida. Deixe descansar por 10 minutos.

  2. Corte o queijo prato em finas fatias. Desfolhe o manjericão. Corte o tomate cereja ao meio.

  3. Em uma frigideira antiaderente bem grande, coloque um fio de azeite e espalhe bem pelo fundo com um pincel. Deixe aquecer em fogo alto até esfumar, então coloque 1 concha no centro da frigideira, deixando que ela se espalhe sozinha para as laterais. Dica: não movimente a frigideira, para que a massa borbulhe e fique furadinha. Essa é a principal característica do galette, os furinhos.

  4. Caso a massa não fique redondinha, faltando preencher alguma parte, apenas adicione um pouco mais nos espaços para completar a volta e deixá-la redonda. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que ela se solte do fundo da frigideira.

  5. Abaixe o fogo e coloque os recheios sobre a massa. Espalhe o queijo um pouco antes das bordas, deixando um buraco no meio. Em seguida, despeje 1 ovo no meio, com cuidado para não escorrer para as bordas. Imediatamente dobre as laterais, puxando as bordas para cima. Adicione alguns tomatinhos e umas folhas de manjericão, tampe a frigideira e deixe até que o ovo cozinhe no ponto desejado. Depois é só servir em um prato e colocar algumas fatias do presunto por cima.

  6. Uma outra forma de fazer o galette recheado é assando no forno. Faça todas as massas na frigideira e depois transfira-as para uma assadeira. Coloque o recheio no meio e dobre rapidamente as laterais. Asse em forno preaquecido a 200°C. por aproximadamente 5 minutos. Depois coloque as fatias de presunto por cima e sirva.

Veja também

Tilápia Grelhada com Alecrim e Quiabo Tostado com Legumes
Iscas de Carne Chinesa com Legumes Crocantes e Arroz
Carne Seca com Abóbora e Confit de Tomate e Castanha de Caju