Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Frango caramelizado com nhoque de cenoura ao molho pomodoro e crisp de alho poró

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

50 minutos

Calorias

1456kcal=6092kJ

O Chef Augusto Caniato, participante do programa Hell´s Kitchen do SBT irá ensinar uma receita simples e que ao mesmo tempo apresenta três técnicas diferentes de cozinha. A técnica de caramelizar uma carne, de fazer crisp sequinho de alho poró e a técnica de preparar um nhoque leve e saboroso, o nhoque de cenoura com batata. Esse além de ser muito fácil de fazer, é uma delicia e pode ser acompanhado com diversos tipos de molho. Confira essa receita e mãos na massa!

Assine Agora
Augusto Caniato

Chef Augusto Caniato

Aguça - Arte Cucina

A comando do Aguça - Arte Cucina, juntamente com sua esposa e Chef Aryane Ferraz, o Chef Augusto caniato explora tecnicas e receitas de diferentes culturas para desenvolver seus pratos ricos em textura e aromas. Transpassando sentimento através do paladar. Sua intenção é utilizar ingredientes corriqueiros para trazer novas experiencias. Especializado em cozinha italiana, esteve presente nas cozinhas de Hamilton Mellão (Mellão Trattoria) Loreta Vergara (Doce Arte) e Erick Jacquin (Tartar and Co.). Atualmente, desenvolve consultoria para novos restaurantes, e eventos personalizados, desde jantares intimistas até casamentos e corporativo.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Com um garfo, faça furos em toda superfície do frango. Tempere com 4 g de sal, vinagre e 1/2 do mel. Por cima desfolhe parte do alecrim e separe dois ramos para a decoração do prato. Em seguida, corte a cenoura (com casca) em pedaços pequenos de 0,5 cm. Descasque as batatas e corte-as do mesmo tamanho da cenoura. Coloque os dois ingredientes em uma panela e cubra com água (três dedos acima). Em fogo alto, deixe cozinhar cerca de 20 minutos, ou até ficarem macias, com tampa.

  2. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo e coloque o azeite. Depois de quente, adicione 2/3 do alho poró e frite de 30 a 40 segundos, ou até dourar. Com uma escumadeira retire-o da frigideira e deixe secar sobre um papel toalha. Despeje o azeite num recipiente e reserve. Dica: segundo o Chef o azeite estará aromatizado de alho poró, ideal para temperar carnes e saladas. Em seguida, coloque a mesma frigideira em fogo alto. Depois de quente, coloque os frangos com a parte da pele voltada para baixo. Tampe e grelhe 3 minutos de cada lado. Transfira os frangos para uma assadeira, com a pele voltada para cima, pincele com 1/2 do mel por toda a superfície e leve ao forno de 15 a 20 minutos.

  3. Na mesma frigideira, em fogo médio, adicione 1/2 da manteiga, 1/2 da noz moscada, a cebola e o restante do alho poró. Refoque de 1 a 2 minutos ou até dar uma leve murchada. Em seguida, adicione o molho de tomate, e com a parte de trás de uma colher amasse todo o tomate, delicadamente. Misture bem e deixe reduzir cerca de 3 minutos. Para finalizar o molho, adicione as folhas de manjericão, o restante da manteiga, sempre mexendo. Ajuste o sabor com 2 g de sal ou de acordo com o seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  4. Escorra a água da batata e da cenoura, com auxílio de um garfo amasse a batata e a cenoura juntamente, até obter uma mistura homogênea. Se preferir passe num espremedor de batatas ou triturador. Em seguida, transfira a massa de batata e cenoura para um bowl. Coloque a farinha de sêmola, a farinha de trigo (lembrando de separar duas colheres de sopa para abrir a massa), o restante da noz moscada, o queijo ralado e 3 g de sal. Com uma espátula ou com as mãos, misture bem até obter uma massa homogênea e consistente.

  5. Numa panela grande, coloque 1 l de água para ferver. Em seguida, sobre uma superfície lisa, polvilhe a farinha separada no passo anterior e coloque a massa e divida em 4 partes iguais. Pegue cada pedaço e faça um formato comprido e cilíndrico, semelhante a uma minhoca, com 1,5 cm de altura. Com auxílio de uma faca, corte a massa em pedaços de 2 cm e reserve. Assim que levantar fervura, coloque o nhoque para cozinhar. Quando os pedaços começarem a boiar, retire-os da panela com uma escumadeira e coloque-os na frigideira juntamente com o molho reservado. Ao terminar esse processo, esquente a frigideira em fogo médio e adicione 20 ml de água. Misture delicadamente e ajuste o sabor com 1 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  6. Retire a assadeira do forno e desligue-o. Para a montagem do prato, escolha de preferencia um prato fundo. Coloque o nhoque de cenoura ao centro e a coxe sobre coxa caramelizada por cima, de modo harmonioso. Para decorar, polvilhe o frango com o crisp de alho poró e escolha um lugar para colocar o alecrim separado anteriormente.

Veja também

Arroz A La Cubana
Poke Havaiano de Salmão Marinado no Óleo de Gergelim
Risoto de Funghi e Tomate Seco com Frango Grelhado ao Perfume de Orégano