Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 120g (1/8 porção) Valor energético 189kcal=793kj (9%VD); Carboidratos 8,43 (3%VD); Proteínas 13,05 (17%VD);Gorduras totais 11,52 (21%VD); Gorduras saturadas 1,8 (8%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,07 (4%VD); Sódio 101,33 (4%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

758kcal=3170kj

De origem suíça, o gruyère é firme, possui buracos pequenos e dispersos e harmoniza muito bem com carnes e gratinados em geral. Experimente usá-lo de forma diferente, como por exemplo, no preparo do filé de frango com farofinha crocante de alho e saladinha de cenoura cozida com agrião fresco. Confira!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque e corte a cenoura em rodelas finas na diagonal. Descasque e pique o alho em cubinhos. Desfolhe o tomilho e rale o queijo gruyère na parte grossa do ralador ou, se preferir, corte-o em cubinhos. Coloque as rodelas de cenoura em uma assadeira, regue com um fio de azeite, tempere com sal e asse por 15 minutos, ou até que fiquem douradas.

  2. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e sele os filés por aproximadamente 6 minutos, virando de lado na metade do tempo. Se preferir, tampe a frigideira para cozinhar mais rapidamente. Reserve.

  3. Enquanto isso, faça a farofa. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo e refogue o alho por 30 segundos. Adicione a farinha panko e o tomilho e deixe dourar por aproximadamente 2 minutos, ou até que fique crocante. Tempere com sal e pimenta preta a gosto. Reserve.

  4. Use a mesma frigideira para fazer o molho. Adicione o creme de leite e o queijo gruyère e mantenha o fogo baixo. Misture de vez em quando até que os ingredientes se incorporem e o queijo derreta, por aproximadamente 1 minuto. Quando o molho pegar uma textura bem cremosa, está pronto. Prove e se achar necessário, acerte o sal. Sirva o filé de frango com o molho por cima. Disponha a farofa e a cenoura ao lado. Tempere a salada com azeite, sal e pimenta.

Veja também

Carne Seca Refogada com Cevada e Ricota
Farfalle com Linguiça Toscana ao Molho Vermelho e Pimentões
Escondidinho de Mandioquinha e Ragu de Linguiça Toscana com Crispy de Couve