Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 184g (1/8 porção) Valor energético 346kcal=1448kj (17%VD); Carboidratos 22,29 (7%VD); Proteínas 12,93 (17%VD);Gorduras totais 22,89 (42%VD); Gorduras saturadas 2,38 (11%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,24 (5%VD); Sódio 351 (15%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1383kcal=5788kj

O filho do Norte saboreou esta receita em meio à guerra dos tronos, antes de trilhar seu destino grandioso. Você também pode devorar essa delícia medieval e se sentir no alto da Muralha. Dinner is coming!

Alessandra Marcossem

Chef Alessandra Marcossem

Cheftime

Formada inicialmente em Arquitetura e Urbanismo, Alessandra resolveu mudar de carreira durante um intercâmbio na Irlanda. Estudou culinária na Itália e voltando ao Brasil se formou pelo ICIF no sul do país. Passou por casas como Alessandro & Frederico, Entretapas do chef Jan Santos e participou de grandes eventos no Rio de Janeiro. Em São Paulo atuou no Buffet Charlô que abriu portas para o projeto Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200° C. Descasque as batatas e cortes-as em cubos médios. Descasque o gengibre e corte-o ao meio. Em uma panela, coloque as batatas, o gengibre e cubra com 2 dedos acima de água. Deixe cozinhar em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem bem macias. Enquanto isso, tempere as sobrecoxas com 4 g de sal e metade da pimenta preta, ou de acordo com o seu paladar.

  2. Aqueça uma frigideira média em fogo alto com o azeite. Sele as sobrecoxas de frango, primeiro com o lado da pele para baixo, por aproximadamente 3 minutos cada lado, ou até dar uma leve dourada. Em seguida, transfira o frango para uma assadeira com a pele para cima, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

  3. Retire somente o excesso de gordura da frigideira e, em fogo alto, acrescente o vinagre, mexendo delicadamente com uma espátula para deglacear, ou seja, soltar os sabores que ficaram na crosta formada no fundo da frigideira, por cerca de 2 minutos. Em seguida, adicione o mix de frutas vermelhas e deixe reduzir por 5 minutos. Coloque o mel e deixe de 1 a 2 minutos, até ficar levemente espessado. Ajuste o sabor com 1 g de sal, apague o fogo e reserve na frigideira para manter aquecido.

  4. Passado os 25 minutos, retire o papel alumínio do frango e passe 1/3 da manteiga, pincelando a parte de cima. Asse mais 5 minutos, sem o alumínio, ou até ficar bem dourado. Dica: Nesse tempo final, coloque a temperatura do forno ao máximo ou na função grill, se preferir. O importante nesse passo é deixar o frango com a crosta dourada e crocante. Em seguida, escorra a água das batatas, descarte o gengibre e amasse-as com um garfo, até obter uma massa lisa e homogênea. Se preferir bata todos os ingredientes no mixer ou liquidificador, com 1 concha da água do próprio cozimento.

  5. Para finalizar o purê, derreta o restante da manteiga na mesma panela, adicione o raminho de tomilho para aromatizar, por 30 segundos. Retire o tomilho e acrescente o purê de raízes, o creme de leite e mexa constantemente até aquecer. Tempere com 3 g de sal e o restante da pimenta preta, ou de acordo com seu paladar.

  6. Na hora de servir, retire o frango do forno e desligue-o. Em seguida, escolha um prato de sua preferência, coloque o purê com o frango ao lado e regue-o com o molho de frutas vermelhas. Segundo a dica do Chef, esse é um ótimo momento para abrir um vinho. Bom Apetite!

Veja também

Cacio e Pepe Trufado com Queijo Pecorino
Salpicão Natalino de Frango Defumado com Chips de Alho-Poró
Escondidinho de Carne com Aipim e Catupiry