Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 83g (1/8 porção) Valor energético 241kcal=1008kj (12%VD); Carboidratos 4.44 (1%VD); Proteínas 16.49 (22%VD);Gorduras totais 12.19 (22%VD); Gorduras saturadas 1.06 (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0 (0%VD); Sódio 358.12 (15%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

963kcal=4029kj

O frio chegou e esta receita deliciosa de Fondue, feita com uma seleção de queijos especiais, vai aquecer seu inverno. Além de saboroso, este Fondue feito com queijos tipo Emmental, Estepe e Gruyère também leva cogumelos tipo Porcini e Grappa, dois ingredientes típicos italianos que garantem sabor, textura e um resultado de impressionar qualquer um numa noite fria. Uma refeição inesquecível para curtir o frio em boa companhia!

Assine Agora
Cheftime by Pão de Açúcar

Chef Cheftime by Pão de Açúcar

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Rale os três queijos no lado grosso de um ralador e reserve. DICA: caso não tenha um ralador, fatie e depois corte os queijos em pequenos pedaços para facilitar o derretimento. Coloque o pão italiano em uma assadeira e asse de 5 a 10 minutos, ou até que fique dourado com a casca levemente torrada.

  2. Hidrate o cogumelo com 200ml de água quente (aqueça a água em uma panela e acrescente o cogumelo ou esquente-o junto com a água, em um recipiente no micro-ondas, por 1 minuto). Escorra e descarte a água e pique o cogumelo em pedaços pequenos. Reserve. Numa panela média em fogo baixo, coloque o vinho para ferver. Assim que ferver e ainda em fogo baixo, comece a adicionar lentamente os queijos, um punhado por vez, mexendo constantemente, sempre aguardando o queijo na panela derreter por completo antes de adicionar a próxima porção.

  3. Em um recipiente, coloque a grappa, adicione 100 ml de água e dilua a fécula de batata nessa mistura até ficar homogêneo. DICA: a grappa é uma bebida italiana feita do bagaço das uvas utilizadas na fabricação dos vinhos. Ela auxilia a manter o sabor de seu fondue, além de garantir um “toque de calor” a mais no prato.

  4. Em seguida, adicione a fécula de batata diluída nos queijos e continue mexendo. Não tenha pressa nesta etapa, pois ela é fundamental para o sucesso do seu fondue. Segundo a tradição, o importante é mexer com a espátula fazendo o movimento do número oito no fundo da panela, incorporando tudo lentamente. Isso pode levar cerca de 6 minutos. Tempere o fondue com sal a gosto, noz-moscada, pimenta-do-reino preta moída e o alho em pó de acordo com seu paladar.

  5. Finalize com os pedaços de cogumelo hidratado por cima. Caso não tenha o aparelho próprio de fondue, mantenha-o dentro da panela para garantir que ele permanecerá quente durante o processo, ou então sirva-o dentro de um pão italiano. A ideia é apreciá-lo ainda cremoso e quente, portanto caso ele "endureça" após certo tempo, volte-o ao fogo baixo e mexa até que fique cremoso novamente.

  6. Quando o pão estiver assado, retire da assadeira e coloque sobre uma tábua, a seguir, com uma faca de serra, corte em cubos de aproximadamente 2 cm. Sirva os cubos do pão italiano em um recipiente ao lado do fondue. Bom apetite e esperamos que sua casa fique mais quentinha com esta receita!

Veja também

Talharim de Espinafre com Iscas de Mignon ao Molho Roti e Champignon
Sushi Bowl com Kani, Abacate e Mix de Brotos
Chuleta na Mostarda com Salada Verde, Cevadinha e Ervilhas