Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 476,5g (1/2 porção) Valor energético 1255kcal=5250kJ (63%VD); Carboidratos 84g (28,%VD); Proteínas 31g (42%VD);Gorduras totais 89g (162%VD); Gorduras saturadas 15g (67%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 3g (10%VD); Sódio 3670mg (153%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1255kcal=5250kJ

Neste mês em que o frio já mostra sua face, aqueça-se saboreando essa receita de fondue de queijo, elaborado com pó de porcini e grappa, servido dentro do pão italiano. Além de charmoso, o fondue se mantém cremoso e quentinho por mais tempo. Uma combinação perfeita para tornar qualquer momento mais aconchegante!

Assine Agora
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Em seguida, rale os três queijos enviados no ralo grosso separadamente. Coloque uma panela para aquecer em fogo baixo. Em seguida, descasque o dente de alho e amasse-o ligeiramente. Espete-o na ponta de um garfo e passe no fundo e nas laterais da panela preaquecida, para soltar todo seu aroma. A seguir, descarte-o, ou guarde em sua geladeira, para usar em outras preparações. Corte as mini baguetes em cubos pequenos. Em seguida coloque-os em uma assadeira ao lado do pão italiano redondo e leve ao forno de 5 a 8 minutos, ou até dourar.

  2. Adicione o vinho branco seco. Lembrando que a qualidade do vinho não é algo relevante no preparo do fondue, mas sim que deve ser um vinho vinho branco seco e ácido, o que contribui para obter um creme homogêneo e estável no final do preparo.

  3. Aguarde o vinho ferver na panela antes de começar adicionar os queijos. Com o fogo baixo, adicione lentamente os queijos, um punhado por vez, sempre aguardando o queijo na panela derreter por completo antes de adicionar a próxima porção. Não tenha pressa nesta etapa, ela é fundamental para o sucesso do seu fondue. Ao mesmo tempo, verifique os pães no forno e, se estiverem prontos, desligue o forno e reserve-os.

  4. Mexa constantemente a mistura de queijos. Segundo a tradição do fondue, o importante é mexer com a espátula fazendo o movimento do número oito no fundo da panela. Em seguida, adicione o creme de leite e continue mexendo.

  5. Não é pecado usar o amido de milho no preparo do fondue de queijo. Ele não vai interferir no sabor e vai ajudar a alcançar a textura homogênea do queijo. A melhor forma de introduzi-lo é misturando-o com a grappa e 20 ml de água antes de despejá-lo sobre a mistura de queijos.

  6. Finalize o fondue com uma pitada de noz-moscada e de pimenta-do-reino preta moída. Estes temperos são opcionais, mas equilibram e ajudam a quebrar um pouco da gordura dos queijos. Por isso, coloque a noz moscada e a pimenta do reino de acordo com seu paladar. Em seguida, retire os pães do forno. Com auxílio de uma faca de serra, corte a tampa do pão italiano e reserve-a. Pegue a base do pão e retire todo o miolo de seu interior (descarte-o). Em seguida, despeje o fondue dentro do pão italiano e polvilhe com o pó de porcini. Por fim, coloque a tampinha apoiada no pão redondo e sirva com os cubinhos de baguete ao lado. Bom apetite!

Veja também

Frango Balsâmico com Couscous Marroquino e Castanha
Ragu de Mignon com Polenta Recheada de Queijo
Salpicão Natalino de Frango Defumado com Chips de Alho-Poró