Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 117g (1/8 porção) Valor energético 261kcal=1091kj (13%VD); Carboidratos 14,86 (5%VD); Proteínas 13,15 (18%VD);Gorduras totais 16,88 (31%VD); Gorduras saturadas 1,79 (8%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,88 (8%VD); Sódio 688,47 (29,%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1042kcal=4361kj

Este prato une a complexidade do bacon spicy com a delicadeza do queijo brie. Para fechar com chave de ouro, o chef Renato acompanha a refeição com uma farofa de aspargos bem crocante e o "mil folhas" de palmito. Essa receita super criativa vai te surpreender!

Assine Agora
Renato Gil

Chef Renato Gil

Churrasqueiro por natureza, se divide entre os eventos gastronômicos e sua profissao. É fundador do grupo DEMAS BBQ, que foi criado a partir dos churrascos de domingo, formado por amigos apaixonados por carne, cerveja e que vivem esse mundo de preparação de carnes e gastronomia intensamente. É peça carimbada nos Festivais de churrasco e referencia por todo o país. Dono de técnicas diferentes, ele faz a diferença na hora de assar e grelhar um bom churrasco!

Passo a Passo

  1. Aqueça o forno a 220°C. Corte o palmito em fatias bem finas - o mais fino que você conseguir. Corte o aspargo em rodelas. Pique a cebolinha francesa (reserve alguns talos para a decoração). Para fazermos o tempero do bacon, misture o açúcar mascavo, a pimenta preta e a noz moscada.

  2. Derreta a manteiga no microondas por 30 segundos. Coloque a manteiga derretida em um bowl grande, adicione metade do queijo da serra ralado, 3 g de sal, a pimenta branca e as fatias de palmito. Misture tudo delicadamente para não quebrar o pupunha. Reserve, pois irá ao forno junto com o filé.

  3. Rasgue o papel manteiga ao meio. Coloque o filé mignon entre as folhas e, com auxílio de um martelo ou, com o fundo de um copo, dê leves batidas no centro da carne para as pontas, fazendo com que ela fique esticada, no formato de um bife fino. Faça com cuidado para não rasgar o papel. Repita o passo com o outro filé. Corte o queijo brie em fatias de 1 cm, em seguida corte ao meio no sentido do comprimento (ou parta com as mãos) para obter o formato de palitos.

  4. Tempere os filés com 2 g de sal. Coloque o queijo brie no começo do filé (no sentido do comprimento) e enrole como uma panqueca. Pegue as fatias de bacon tempere-as com a misturinha feita e envolva o filé, enrolando por fora, em seguida, feche com os palitos de dente. Coloque os rolinhos em uma assadeira forrada com papel manteiga e reserve. Coloque o palmito pupunha ao lado dos filés, empilhando-os um sobre o outro, fazendo camadas. Finalize com o restante do queijo ralado por cima. Leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos, ou até o bacon e o palmito ficarem dourados (para o ponto da carne mais passado, deixe mais tempo no forno).

  5. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure a cebola por aproximadamente 1 minuto. Adicione os aspargos e frite por 2 minutos, ou até que fiquem levemente dourados Acrescente a farinha de mandioca e misture por aproximadamente 3 minutos, até que comece a dourar e ficar crocante. Tempere com a cebolinha picada e acerte o sabor com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar.

  6. Retire a assadeira do forno e deixe o filé descansar por aproximadamente 2 minutos, para o suco da carne voltar para o lugar e ela ficar suculenta . Em seguida, retire os palitos dos filés e corte em fatias de 2 cm, para que o queijo possa escorrer e aparecer. Sirva o palmito em um prato com as fatias dos filé ao lado. Coloque a farofa em outro canto do prato e decore com o talo da cebolinha no centro.

Veja também

Tilápia ao Molho de Jabuticaba com Cevada e Ervilha Fresca
Frango ao Molho de Laranja e Batatas Rústicas
Risoto de Aspargos e Brie com Mix de Brotos