Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 581.5g (1/2 porção) Valor energético 961kcal=4021kJ (48%VD); Carboidratos 32g (11%VD); Proteínas 64g (86%VD);Gorduras totais 65g (118%VD); Gorduras saturadas 9g (41%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 7g (29,%VD); Sódio 2663mg (111,%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

961kcal=4021kJ

O queijo Marajó é produzido do leite de búfala na ilha de Marajó, no Pará. Esse tipo de queijo, ao ser adicionado por cima da carne e colocado para derreter, cria-se um sabor marcante que combina com o suco da carne e com a farofinha de cogumelos secos e hidratados no vinho branco. Experimente!

Assine Agora
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C. Descasque a batata e corte-a em cubos grosseiros. Corte a pupunha em cubos pequenos. Coloque-as em uma panela, cubra com 3 dedos acima de água e deixe ferver em fogo alto até ficarem macias, por aproximadamente 15 a 20 minutos. Em seguida, corte o queijo de búfala ao meio, retirando 2 fatias e reserve.

  2. Em uma panela pequena, esquente 150 ml de água em fogo alto. Ao levantar fervura, adicione o cogumelo e o vinho branco e deixe ferver por 2 a 3 minutos, ou até ficarem macios. Desligue o fogo e coe a mistura, separando os cogumelos do líquido e reservando esse para a preparação do molho no passo 5. Em seguida, corte os cogumelos em pedaços pequenos e reserve.

  3. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Depois de quente, coloque metade do azeite, metade da manteiga e adicione a cebola. Refogue por 1 minuto, coloque o cogumelo e refogue mais 2 minutos. Abaixe o fogo para o mínimo e adicione a castanha de caju e a farinha de mandioca. Misture os ingredientes por 1 ou 2 minutos, até dourar. Ajuste o sabor com 2 g de sal e 1/3 da pimenta preta, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve a farofinha em uma vasilha pequena.

  4. Aqueça a mesma frigideira em fogo médio e tempere os filés com 2 g de sal e 1/3 da pimenta preta. Em seguida, coloque o restante do azeite e sele os filés por aproximadamente 2 minutos cada lado, ou até ficarem dourados. Desligue o fogo e coloque os filés em uma assadeira com uma fatia de queijo de búfala por cima de cada um. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até derreter todo o queijo.

  5. Na mesma frigideira que a carne foi grelhada, faça o molho para pegar o sabor dela. Em fogo médio, coloque a água do cogumelo (separada), misture e deixe reduzir cerca de 2 minutos. Em seguida, adicione o amido de milho diluído em 20 ml de água, metade da manteiga e misture por mais 2 minutos, mexendo sempre até engrossar. Ajuste o sabor com 2 g de sal e o restante da pimenta preta, ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  6. Em seguida, escorra a água da batata e da pupunha e triture-as no mixer ou liquidificador. Se precisar, adicione 50 ml de água. Volte o purê para a panela, adicione o creme de leite, o queijo parmesão, o restante da manteiga e mexa até derreter. Ajuste o sabor com 4 g de sal, ou de acordo com o seu paladar. Misture bem e desligue o fogo. Para montar o prato, coloque o purê de pupunha de um lado com a farofinha beirando em uma de suas extremidades. Retire a carne do forno colocando-a ao lado do purê, ou de acordo com a sua criatividade. Por fim, regue o molho por cima.

Veja também

Risoto de Gruyère com Tomate Confit e Avelã
Sticks de Tender e Abacaxi com Farofa de Bacon
Strogonoff de Frango Folião