Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 152g (1/8 porção) Valor energético 261kcal=1094kj (13%VD); Carboidratos 12.35 (4%VD); Proteínas 17.3 (23%VD);Gorduras totais 12.31 (22%VD); Gorduras saturadas 2.1 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1 (4%VD); Sódio 467.46 (19%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1046kcal=4375kj

O Chef Paulo Machado inspirou-se em uma receita que é culturalmente preparada nas comitivas formadas por grupos de peões de boiadeiro, basicamente formada de carne vermelha e uma massa crocante. O diferencial desse prato está no complemento de sabores com a maionese de pequi e os chips de banana da terra.

Assine Agora
Paulo Machado

Chef Paulo Machado

Instituto Paulo Machado

Paulo Machado estudou no Instituto Paul Bocuse, fez estágios em vários restaurantes, inclusive no espanhol Martin Berasategui. Foi lá que o clique para gastronomia brasileira aconteceu: tornou-se mestre em Hospitalidade e posteriormente empenhou-se em divulgar a culinária e cultura brasileiras, através de cursos e oficinas ministrados em universidades dentro e fora do Brasil. Inclusive em países como Tailândia, China, Quênia e Etiópia. Participou como chef convidado do Royal Gourmet, o cruzeiro temático da Royal Caribbean, passando por Brasil, Uruguai e Argentina. Posteriormente, desde 2009, realiza um estudo sobre o Pantanal sul-mato-grossense e no ano de 2010 fundou o Instituto Paulo Machado, que pilota até os dias atuais. Em 2015 foi vencedor do Prêmio Dolmã Nacional.

Passo a Passo

  1. Coloque o caldo de legumes com 2 un de sal e 300 ml de água em uma panela para esquentar, em fogo alto, até ferver. Aqueça bem uma frigideira antiaderente até começar a esfumar. Retire o palito do queijo coalho e coloque-o para grelhar por aproximadamente 3 minutos, virando os lados até que fiquem dourados. Corte-os em cubos de 3 cm e reserve-os em um recipiente.

  2. Tempere a carne com 4 un de sal. Na mesma frigideira, aqueça metade do azeite que sobrou e sele as iscas de carne de 3 a 4 minutos, até dourar. Reserve em um recipiente. Ainda na mesma frigideira, adicione o restante do azeite e refogue a cebola e o alho por 1 minuto, até murchar. Na sequência, coloque o extrato de tomate, a páprica doce, a páprica picante e misture bem até que tudo esteja encorporado.

  3. Volte a carne grelhada, junte o macarrão crocante e tempere com 3 un de sal, ou de acordo com seu paladar. Mexa e adicione 2 conchas de caldo de legumes, misturando bem todos os ingredientes. Para finalizar, adicione o restante do caldo de legumes até cobrir o macarrão (1/2 dedo acima). Coloque o fogo no médio e, a partir desse momento, não mexa. Deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos, ou até que o caldo reduza 3/4, deixando um pouco no fundo.

  4. Enquanto isso, coloque a maionese e a pasta de pequi em um recipiente e misture bem. Se achar necessário, ajuste o sabor com 1 un de sal, ou de acordo com seu paladar. Corte o tomate cereja ao meio e a cebolinha em finas rodelas na diagonal.

  5. Quando o macarrão já estiver cozido e com quase toda a água seca, disponha o queijo coalho por cima dos fideos, espalhe os tomates e deixe cozinhar até que o caldo seque totalmente. Dica: para saber o ponto certo dos fideos, as pontas do macarrão devem ficar para cima, semelhante a um cabelo arrepiado.

  6. Na hora de servir, decore por cima dos fideos com o chips de banana da terra, salpique a cebolinha e ao lado, coloque de modo harmônico a maionese de pequi, se preferir sirva a parte. Dica: Esse é um bom momento para abrir um vinho e degustar essa iguaria brasileira. Bom apetite!

Veja também

Kebab Marroquino de Frango com Alecrim e Laranja
Salada de Parma com Folhas de Mostarda e Figo Seco
Torta Halloween de Frango com Abóbora