Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 134g (1/8 porção) Valor energético 253kcal=1060kj (13%VD); Carboidratos 7.89 (3%VD); Proteínas 12.19 (16%VD);Gorduras totais 20.42 (37%VD); Gorduras saturadas 2.26 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.23 (9%VD); Sódio 888.8 (37%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

1013kcal=4238kj

Uma releitura inovadora do tradicional Carbonara. Nessa versão deste clássico, a chef utiliza queijo parmesão, queijo pecorino e crispy de alho poró, além de trazer toda a versatilidade do fettuccine de palmito.

Priscilla Coutinho

Chef Priscilla Coutinho

Apaixonada pela cozinha, largou a advocacia para viver entre as panelas. Formada pela Anhembi Morumbi, já trabalhou como chef cozinha em um restaurante na vila madalena, bem como foi consultora durante alguns anos de um grupo de bares e restaurantes, onde elaborava cardápios e dava treinamentos. Fez estágios em alguns restaurantes renomados e cursos dentro e fora do Brasil. Nascida e criada em Belém do Pará, teve sua infância na ilha do Marajó, de onde vem suas maiores inspirações.

Passo a Passo

  1. Coloque uma panela média, em fogo alto, com 1 litro de água para ferver. Corte metade do bacon em cubos bem pequenos, a outra metade, deixe inteiro. Divida o alho-poró em duas partes: uma parte você corta em cubinhos e a outra em tiras bem fininhas, o máximo que conseguir. Corte o pão em cubinhos de 1 cm. Pique a cebolinha e o manjericão finamente, reservando alguns cabinhos da cebolinha francesa para decorar.

  2. Em uma frigideira pequena, em fogo médio, aqueça metade do azeite e coloque o pão cortado, a cebolinha, o manjericão, metade da pimenta e 2 g de sal. Deixe fritar até ficar dourado, misturando de vez em quando. Transfira para uma tábua e pique fazendo uma farofinha bem rústica de pão. Reserve.

  3. Na mesma frigideira, em fogo médio, doure o bacon (inteiro) por aproximadamente 2 minutos, até ficar bem crocante e sequinho, virando de lado na metade do tempo. Reserve e, em seguida, frite também o bacon picado até dourar, misturando de vez em quando. Escorra a gordura em um recipiente e guarde o bacon em outro.

  4. Use essa mesma frigideira para fazer o crispy de alho-poró. Adicione o restante do azeite e espere aquecer em fogo médio. Adicione o alho-poró em tiras e frite até dourar ou até que fique crocante, misturando sempre para não queimar. Reserve.

  5. Quando a água da panela ferver, coloque o fettuccine de palmito pupunha e cozinhe por 3 minutos. Enquanto isso, separe as gemas das claras em bowls e junte com as gemas, os dois queijos ralados, o creme de leite, o restante da pimenta e a gordura do bacon (reservada). Misture bem e adicione 2 conchas (1 de cada vez) da água onde o palmito está fervendo, misturando rapidamente com auxílio de um fouet. Dica: as claras não serão usadas nessa receita, mas você pode guardar e usar para fazer doces ou um omelete de claras. Guarde por até 24h depois de aberto na geladeira.

  6. Em uma frigideira, aqueça a manteiga em fogo médio e refogue o alho-poró em cubos por 1 minuto. Adicione o fettuccine de palmito (escorrido, sem a água) e misture bem. Retire do fogo e transfira para a mistura de gemas, mexendo rapidamente para que não vire omelete. Volte para a frigideira, adicione o bacon em cubos e mexa constantemente em fogo baixo, por 1 minuto, prove e por fim ajuste o sal. Para montar, coloque o fettuccine no centro de um prato, o bacon picado por cima, a farofa de pão ao lado, o crispy de alho-poró por cima e finalize com as fatias de bacon e a cebolinha francesa decorando o prato.

Veja também

Palitinhos de Tapioca com Coalho e Linguiça Acebolada
Bisteca ao Molho Cremoso de Tangerina com Mandioquinha
Salada Fatuche com Chancliche de Zaatar