Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 175g (1/8 porção) Valor energético 231kcal=967kj (12%VD); Carboidratos 27.31 (9%VD); Proteínas 13.41 (18%VD);Gorduras totais 6.34 (12%VD); Gorduras saturadas 2.14 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.42 (6%VD); Sódio 144.79 (6%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

924kcal=3867kj

Se tem uma coisa da qual os brasileiros deveriam se orgulhar é a feijoada. Esse prato é incrivelmente substancioso e variável de região para região: com ou sem bolinho de arroz, farofa simples ou composta... e por aí vai. Fala-se até de feijoada light! Mas o que realmente importa é não deixar de apreciar.

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes e depois pique em cubinhos. Descasque a laranja e corte em rodelas de 1 cm. Reserve um pedaço da casca da laranja para colocar no caldo. Retire a pele do paio e corte em rodelas finas. Corte o lombo em cubos pequenos.Corte a couve o mais fino que conseguir.

  2. Em uma panela aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue 1 colher (sopa) da cebola picada. Adicione o arroz e 600 ml de água, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos, ou até que a água seque, com a panela semi aberta.

  3. Em uma outra panela com fogo médio, aqueça um fio de azeite e refogue o lombo por 3 minutos. Adicione o paio, 3 colheres (sopa) da cebola, a folha de louro e frite por mais 1 minuto. Então, acrescente a cachaça, o feijão, o caldo do feijão e a casca da laranja. Cozinhe por 20 minutos.

  4. Em uma frigideira, aqueça cerca de 50 ml de óleo em fogo médio. Adicione a couve manteiga e frite por aproximadamente 1,5 minutos ou até que esteja crocante. Com uma escumadeira, tire o excesso de óleo e deixe escorrer sobre um prato com papel toalha.

  5. Faça um molho picante com o restante da cebola, a pimenta picada, cerca de 20 ml de azeite e tempere com sal. Se preferir um molho com menos picância, coloque metade da pimenta ou de acordo com seu paladar. Sirva o arroz em um prato com a feijoada ao lado. Disponha as rodelas da laranja e a couve crisp por cima da feijoada. Sirva o molho de pimenta a parte.

Veja também

Mignon Suíno com Pimenta Biquinho e Bifum
Escalope de Shoulder ao Molho de Cebola e Chimichurri
Croissant Recheado de Frango com Maionese de Wasabi