Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 158g (1/8 porção) Valor energético 333kcal=1393kj (17%VD); Carboidratos 50.57 (17%VD); Proteínas 16.91 (23%VD);Gorduras totais 7.6 (14.%VD); Gorduras saturadas 0.42 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 7.64 (31%VD); Sódio 44.56 (2%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1331kcal=5570kj

O Falafel é um bolinho que possui uma forte tradição na cozinha do Oriente Médio. Feito com a base de grão de bico e especiarias, é um prato épico que atravessou fronteiras ganhando adeptos em todo o mundo. Como diz o nome, essa receita vai beterrabas, uma variação surpreendentemente gostosa.

Chef Comfort Food / Veggie

Passo a Passo

  1. Em uma panela pequena, coloque a beterraba inteira, o grão de bico e cubra com 3 dedos acima de água. Cozinhe em fogo alto com uma tampa, por aproximadamente 20 minutos, ou até que a beterraba fique macia. Dica: para cozimento mais rápido, cozinhe a beterraba cortada, porém ela poderá sofrer alterações em sua pigmentação, não obtendo uma cor intensa no final do preparo.

  2. Descasque a cebola e corte grosseiramente. Descasque o alho e corte ao meio. Corte o limão em 4 partes. Para fazer o molho, coloque o iogurte em um recipiente, adicione o tahine e algumas gotas de limão. Regue um fio de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem. Reserve.

  3. Quando a beterraba estiver macia, escorra a água e descasque-a. Corte a beterraba em pedaços grosseiros e coloque-a em um mixer ou liquidificador com o grão de bico, a cebola, o alho, o cominho e algumas gotas de limão e processe bem até que tudo fique triturado.

  4. Coloque essa mistura em um bowl e adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando até desgrudar das mãos e virar uma massa consistente. Tempere com sal a gosto e enrole bolinhas de 4 cm aproximadamente.

  5. Em uma frigideira, coloque cerca de 100 ml de óleo e aqueça em fogo baixo por 2 minutos. Coloque os bolinhos de falafel e frite lentamente, por aproximadamente 5 minutos, virando de lado na metade do tempo. Outra opção é assar os bolinhos, dispostos em uma assadeira lado a lado, em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos.

  6. Coloque o pão sírio em um prato e disponha as folhas de alface por cima, rasgando com as mãos. Coloque os bolinhos de falafel por cima, despedace a ricota com as pontas do dedos e regue com o iogurte de tahine. Coloque os gomos de limão ao lado e sirva.

Veja também

Maminha Grelhada com Farofa de Banana e Salada de Vagem
Cação ao Molho de Limão Siciliano com Ervilha Torta
Mignon Suíno na Mostarda com Repolho e Abóbora ao Molho Inglês com Bacon