Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 120g (1/8 porção) Valor energético 109kcal=454kj (5%VD); Carboidratos 17.3 (6%VD); Proteínas 8.49 (11%VD);Gorduras totais 0.98 (2%VD); Gorduras saturadas 0.53 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 4.22 (17%VD); Sódio 261.88 (11%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

434kcal=1818kj

Uma versão vegetariana do clássico escondidinho! Saudável, nutritiva e, como não poderia deixar de ser, deliciosa! Experimente!

Assine Agora

Chef Leve / Veggie

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque a batata e corte em cubos grosseiros de 4 cm. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até que a batata fique bem macia. Dica: uma outra forma de fazer purê de batata mais rápido é cozinhando no microondas. Deixe a batata inteira e faça vários furos com um garfo em todos os lados. Coloque a batata em um recipiente e leve ao microondas em potência máxima, de 5 a 10 minutos. Caso ainda não esteja cozida, coloque mais 2 minutos.

  2. Coloque a proteína de soja em uma panela e cubra com 4 dedos acima de água. Cozinhe em fogo alto até ferver. Descasque o alho e a cebola e pique em cubos pequenos. Desfolhe o manjericão e reserve um raminho para decorar.

  3. Escorra a água da proteína de soja com uma peneira e aperte ligeiramente com uma colher, para retirar todo o excesso da água. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue o alho e a cebola por 1 minuto. Adicione a proteína de soja e misture mais 1 minuto. Acrescente o extrato de tomate, o shoyu, o chilli em pó (aos poucos para adequar o nível de picância ao seu paladar), o manjericão e 100 ml de água. Tempere com pouco sal, misture e deixe cozinhar com o fogo baixo por 5 minutos, com a panela tampada. Misture de vez em quando.

  4. Escorra e reserve a água da batata em um recipiente. Coloque a batata em um prato e amasse-a com um espremedor ou garfo até formar um purê rústico. Volte para a panela e adicione a manteiga, sal e pimenta e misture bem, em fogo médio. Se achar necessário, adicione a água do cozimento da batata para deixar seu purê mais cremoso.

  5. Para montar o escondidinho, escolha um recipiente fundo próprio para o forno. Coloque o refogado de proteína de soja e o purê por cima. Salpique a farinha de rosca por cima e asse por 10 minutos, ou até dourar. Decore com a folhinha de manjericão reservada e sirva com a salada ao lado. Tempere a salada com azeite, sal e pimenta a gosto.

Veja também

Aligot de Parmesão com Couve de Bruxelas Caramelizadas
Contrafilé ao Molho de Hortelã e Purê de Homus
Frutos do Mar Salteados com Chimichurri e Tomate Cereja