Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 590g (1/2 porção) Valor energético 956kcal=4001kJ, %VD 48% Carboidratos 100g, %VD 33% Proteínas 39g, %VD 52% Gorduras totais 45g, %VD 82% Gorduras saturadas 5g, %VD 23% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 8g, %VD 33% Sódio 2315mg, %VD 96% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

956kcal=4001kJ

Em homenagem aos grandes sambistas que lutaram pela verdadeira essência da música brasileira, a receita criada foi baseada em um dos pratos mais famosos da culinária do nosso país, o escondidinho. Uma combinação versátil e ousada entre o purê de mandioquinha e ragu de linguiça toscana que vai surpreender o seu paladar.

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Pré aqueça o forno a 250°C. Descasque a mandioquinha e corte em cubos de aproximadamente 3 centímetros. Coloque em uma panela, cubra com 2 dedos acima de água e cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macias.

  2. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Corte a couve manteiga em tiras fininhas, fazendo um rolinho com as folhas. Retire a pele da linguiça e corte em pedaços grosseiros. Dilua o leite em 100 ml de água.

  3. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a linguiça por 2 minutos. Adicione a cebola e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o vinho tinto, o extrato de tomate e a ervilha e mexa por mais 1 minuto. Tempere com sal e pimenta e reserve.

  4. Escorra e descarte a água da mandioquinha e amasse-a com ajuda de um garfo, até que vire um purê. Volte para a panela e acrescente a manteiga e o leite diluído e misture bem até esquentar. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.

  5. Escolha o recipiente para montar o escondidinho. Pode ser 1 grande ou 2 pequenos, conforme sua preferência. Comece primeiro com a linguiça. Por cima, coloque o purê cobrindo a linguiça por completo. Então, espalhe o requeijão cremoso e finalize salpicando a farinha panko. Asse por aproximadamente 5 ou 10 minutos, ou até que comece a ficar dourado.

  6. Enquanto isso, em uma frigideira pequena antiaderente, aqueça um fio de azeite em fogo baixo, coloque a couve e misture até que ela comece a secar, ficando com a textura crocante. Isso pode levar de 5 a 10 minutos aproximadamente. Sirva por cima do escondidinho.

Veja também

Lámen com Lombo Suíno e Broto de Bambu
Frango ao Curry Asiático com Mini Baguete de Gergelim
Filé à Parmegiana com Mussarela e Arroz Branco