Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 147g (1/8 porção) Valor energético 213kcal=892kj (11%VD); Carboidratos 27.3 (9%VD); Proteínas 13.45 (18%VD);Gorduras totais 3.22 (6%VD); Gorduras saturadas 0.83 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.8 (7%VD); Sódio 133.42 (6%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

853kcal=3568kj

Escondidinho é um queridinho que não sai de moda. Ainda mais quando a receita tem muitas opções para compor o prato. Nessa versão, a carne moída foi coberta com o purê de aipim e o catupiry. Para completar esse conjunto de texturas, é finalizado com a crocância da farinha panko.

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Corte a mandioca em pedaços grosseiros de 4 cm e coloque em uma panela. Cubra com água e cozinhe em fogo alto por aproximadamente 25 minutos, ou até ficarem macias, com a panela tampada para que cozinhe mais rapidamente.

  2. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Desfolhe o tomilho. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e refogue a cebola com metade do tomilho por 1 minuto, ou até que ela fique levemente murcha.

  3. Adicione a carne moída e refogue mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o extrato de tomate e misture bem por mais 1 minuto. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.

  4. Quando a mandioca estiver bem cozida e macia, escorra a água do cozimento e reserve essa água para fazer o purê depois. Com ajuda de um espremedor ou garfo, amasse a mandioca até formar um purê. Para ficar cremoso, adicione a água do cozimento aos poucos e misture bem. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto.

  5. Para montar o escondidinho, use um recipiente fundo próprio para o forno. Coloque primeiramente a carne no recipiente e cubra com o purê. Espalhe o catupiry alisando a superfície e salpique a farinha panko e o restante do tomilho. Asse por 10 minutos ou até dourar a superfície.

Veja também

Contrafilé com Mandioquinha Cremosa e Farofa de Pinhão
Tender ao Molho de Laranja e Mel com Maionese de Batata
Abóbora Recheada de Carne Seca e Queijo Coalho