Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Enchilada mexicana recheada com tiraditos de carne ao molho chilli

Tabela Nutricional

Porção de 659g (1/2 porção) Valor energético 893kcal=3738kJ, VE-VD 0,45 Carboidratos 50g, C-VD 0,17 Proteínas 67g, P-VD 0,89 Gorduras totais 49g, GT-VD 0,89 Gorduras saturadas 6g, GS-VD 0,29 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 7g, FA-VD 0,27 Sódio 2163mg, S-VD 0,9. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

893kcal=3738kJ

O prato elaborado pela chef Priscila Urbano é uma receita típica mexicana, a enchilada. Esse prato parece uma panqueca mas não é. A diferença básica entre enchilada e panqueca consiste na massa, pois a enchilada é feita de tortilha de milho. Confira a deliciosa receita de enchilada recheada de tirinhas de carne ao molho chilli e depois gratinada e servida com sour cream. Uma mistura de temperaturas, texturas e sabor. Experimente!

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Para fazer o molho, aqueça uma panela com metade do azeite. Depois de quente, adicione 1/2 da cebola e refogue por 30 segundos. Coloque 1/2 do alho e em seguida o tomate sem pele com 150 ml de água. Misture bem e amasse os tomates com a parte de trás da espátula. Depois, diminua o fogo para mínimo e deixe o molho cozinhar até engrossar levemente, cerca de 5 a 10 minutos.

  2. Enquanto o molho reduz, pegue a salsa fresca separe dois ramos para a decoração do prato e corte o restante finamente. Em seguida, faça o sour cream; pegue uma vasilha pequena, coloque o cream cheese e por cima esprema o suco do limão tahiti. Misture bem e reserve. Depois disso, volte ao molho e ajuste o sabor com 1/2 da pimenta chilli, 1/2 da pimenta preta moída e 3 g de sal ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve-o.

  3. Em fogo alto, aqueça uma frigideira antiaderente (sem óleo ou azeite). Depois de bem quente, coloque uma tortilha de milho e deixe 1 minuto, virando com cuidado na metade do tempo. Retire e coloque-a no meio de um pano de prato limpo e seco. Repita o mesmo processo com as outras tortilhas e empilhando uma sobre a outra. Quando acabar, desligue o fogo e reserve-as embrulhada no pano de prato.

  4. Tempere a carne com 4 g de sal e restante da pimenta preta moída. Em seguida, para preparar o recheio, pegue a mesma frigideira usada anteriormente. Coloque-a para esquentar em fogo alto com um fio de azeite. Depois de quente, adicione a carne em tiras e grelhe por 2 minutos, ou até dourar. Acrescente o restante da cebola, e refogue por 30 segundos. Adicione o restante do alho e misture bem. Em seguida coloque o milho, 1 concha do molho de tomate e misture. Para finalizar adicione o restante do chilli, 2 g de sal e a salsa cortada. Misture por mais 1 minuto, desligue o fogo e reserve.

  5. Para rechear a enchilada, pegue a tortilha de milho coloque a carne no centro e espalhe-a com uma colher (formato de uma minhoca). Depois enrole e grude a ponta da tortilha com o sour cream preparado anteriormente. Transfira para uma assadeira untada com o restante do azeite e faça o mesmo com as outras tortilhas. Lembre-se de colocar uma tortilha ao lado da outra na assadeira. Depois disso, regue as tortilhas com o molho de tomate restante, polvilhe com o queijo mussarela e leve ao forno por 10 minutos, ou até gratinar todo o queijo.

  6. Na hora de servir, corte a azeitona preta em rodelas finas. Retire a assadeira do forno e desligue. Decore cada tortilhas com uma colher de chá de sour cream e no topo coloque uma rodela de azeitona. Ao final, coloque o ramo de salsinha separado. "Y ahora buen provecho!"

Veja também

Filé de Maminha Grelhada com Tomilho e Purê de Mandioca
Linguiça Toscana com Grão de Bico Defumado e Mostarda em Grãos
Sopa de Mandioquinha com Shimeji