Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 490g (1/2 porção) Valor energético 844kcal=3545KJ (42%VD); Carboidratos 99g (33%VD); Proteínas 49g (65%VD);Gorduras totais 31g (56,%VD); Gorduras saturadas 13g (59%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 4g (16%VD); Sódio 824mg (34%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

844kcal=3545KJ

Uma delícia latina! A empanada é uma preparação semelhante ao pastel brasileiro. Massa à base de farinha e recheada com diversos sabores, podendo ser frita ou assada. Nessa receita, a massa foi feita com farinha integral e recheada de atum. Experimente!

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Descasque e pique o alho em cubinhos. Corte a salsinha finamente e o tomate em cubos pequenos.

  2. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o alho por 30 segundos. Adicione o tomate e o atum e refogue por mais 2 minutos. Por fim, coloque a salsinha, tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.

  3. Em um recipiente, coloque 100 ml de água e o leite em pó e misture bem até dissolver. Adicione o ovo, metade do gergelim, cerca de 6 colheres de (sopa) de azeite e coloque a farinha aos poucos, mexendo sempre. Atenção: não é necessário colocar toda a farinha. Use a quantidade necessária para que a mistura chegue na consistência de massa, ou seja, desgrudando do fundo do recipiente.

  4. Quando sentir que a massa está firme, polvilhe um pouco da farinha restante sobre uma superfície lisa e transfira a massa. Com as mãos, sove a massa até ficar homogênea e, se achar necessário, nesse momento, coloque mais farinha. A seguir, abra a massa com ajuda de um rolo de macarrão, na espessura de aproximadamente 1 ou 2 mm. Dica: caso não tenha um rolo, use uma garrafa de vidro.

  5. Corte a massa em círculos, usando a boca de um recipiente redondo e largo ou, se preferir, corte com a faca, de acordo com a sua intuição. Para rechear as empanadas, coloque cerca de 1 colher (sopa) do refogado de atum e 1 colher (chá) do cream cheese no centro da massa.

  6. Feche a massa fazendo "dobrinhas" sobrepostas. Se preferir, apenas dobre a empanada ao meio e aperte as bordas com um garfo. Pincele azeite sobre as empanadas e coloque-as em uma assadeira lado a lado. Salpique o restante do gergelim por cima e asse por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem levemente douradas. Sirva com a salada ao lado.

Veja também

Strogonoff de Carne Fit com Champignon e Fitas de Pepino
Falafel de Beterraba com Homus e Molho de Taratour
Aligot de Mussarela com Couve de Bruxelas Caramelizadas