Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Empadão de Frango com Milho

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Difícil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1193kcal=4990kJ

O empadão é um salgado muito popular no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Sua origem é desconhecida, mas provavelmente é advindo dos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas com recheios diversos e forte influência medieval.

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Coloque os filés de frango em uma panela, cubra com água e cozinhe por 15 minutos. Para fazer a massa do empadão, em um bowl, junte a farinha, a manteiga, cerca de 1 colher de chá de sal e misture com as mãos até formar um farofa. Então adicione 130 ml de água e continue misturando com as mãos até obter uma consistência homogênea e pare de grudar nas mãos.

  2. Pegue uma assadeira redonda ou retangular de aproximadamente 20 a 25 cm. Coloque a massa aos poucos e aperte ligeiramente com as mãos ajeitando bem no fundo e nas laterais da assadeira. Reserve 1/3 da massa para cobrir o empadão. Guarde as massas na geladeira enquanto prepara o recheio.

  3. Preaqueça o forno a 220°C. Corte a cebola em cubinhos, a cebolinha e a azeitona em finas rodelas e pique a salsinha. Transfira o frango cozido para uma tábua e desfie com o auxílio de 2 garfos. Na mesma panela que cozinhou o frango, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola por aproximadamente 1 minuto.

  4. Acrescente o frango desfiado e refogue mais 2 minutos, até que dê uma leve corada. Por fim adicione a cebolinha, a azeitona, o milho, a salsinha, tempere com sal e pimenta e misture bem. Coloque o recheio de frango dentro da massa que está na assadeira.

  5. Retire a massa (que sobrou para cobrir o empadão) da geladeira e coloque em uma superfície lisa. Com ajuda de um rolo de macarrão ou uma garrafa, abra a massa deixando cerca de 0,5 cm de espessura. Corte as bordas de modo que fique do tamanho da assadeira, e então coloque a massa sobre o empadão formando uma tampa.

  6. Feche as bordas acertando bem as laterais para que não haja vão entre as massas. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos ou até a massa ficar dourada. Dica: se sobrar massa, você pode cortar em diversos formatos e colocar por cima do empadão para decorar. Nessa receita, a massa foi foi cortada em tirinhas. Use a sua criatividade.

Veja também

Sassami de Frango Crocante de Amendoim e Coco com Patê de Azeitona Preta
Frango Grelhado com Creme de Espinafre e Arroz
Bracciola com Couscous Marroquino e Agrião