Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 130g (1/8 porção) Valor energético 274kcal=1149kj (14.%VD); Carboidratos 25.44 (8%VD); Proteínas 17.62 (23%VD);Gorduras totais 10.53 (19%VD); Gorduras saturadas 1.17 (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.88 (4%VD); Sódio 636.41 (27%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

1113kcal=4655kj

Dos rios à terra! Uma presença simultânea de sabores delicados e intensos em um único prato. Essa tendência na gastronomia é uma boa brincadeira. Confira a combinação do peixe pintado com o Orecchiette salteado com bacon, tomate confitado, folhas de manjericão e granulado de Grana Padano.

Assine Agora
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Coloque 3/4 de água em uma panela em fogo alto e espere ferver. Corte os tomates cereja ao meio. Desfolhe o manjericão. Quando a água começar a ferver, adicione o macarrão orecchiette e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Se preferir a massa bem macia, deixe-a por mais 2 minutos.

  2. Tempere os cubos de pintado com 3 g de sal e metade da pimenta (ou de acordo com seu paladar). Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto, adicione 1/4 do azeite e coloque os cubos do peixe. Sele o pintado ambos os lados por aproximadamente 3 minutos, ou até que fiquem dourados. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos.

  3. Em uma assadeira pequena, arrume os tomates cereja lado a lado, com a parte das sementes para cima. Polvilhe com uma pitada de açúcar (5 g), regue 1 colher (sopa) do aceto balsâmico e 1/4 do azeite. Tempere com 1 g de sal e o restante da pimenta preta moída, ou a gosto. Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos para confitá-los, ou até que fiquem ligeiramente murchos, mas não muito para não desmancharem.

  4. Na mesma frigideira que selou o peixe, em fogo baixo, adicione o restante do açúcar, 20 ml de água (2 colheres de sopa), o restante do aceto balsâmico. o vinho branco e deixe reduzir por aproximadamente 2 a 3 minutos, ou até que fique levemente espesso. Reserve.

  5. Passado o tempo da massa, escorra a água e reserve a massa em uma recipiente. Na mesma panela, adicione o restante do azeite e refogue o bacon por 2 minutos, ou até dar uma leve dourada. Adicione a cebola e mexa por 30 segundos. Volte o macarrão orecchiette para a panela, acrescente a manteiga, o manjericão e misture até incorporar tudo. Por fim, coloque os tomates confitados e mexa delicadamente para não desmancharem. Ajuste o sabor com o restante do sal a gosto.

  6. Na montagem do prato, coloque o orecchiette ao centro do prato. Arrume os cubos grelhados de pintado por cima e faça riscos com a redução de balsâmico, em volta e por cima da preparação, ou de acordo com a sua criatividade. Finalize decorando com a salsinha e o queijo parmesão. Bom Apetite!

Veja também

Sassami Crocante com Batata e Molho de Queijo
Quibe de Abóbora com Ricota e Saladinha
Risoto de Pera e Gorgonzola com Mignon Suíno