Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 181g (1/8 porção) Valor energético 257kcal=1075kj (13%VD); Carboidratos 30.95 (10%VD); Proteínas 10.1 (13%VD);Gorduras totais 9.55 (17%VD); Gorduras saturadas 0.74 (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.01 (8%VD); Sódio 307.59 (13%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1027kcal=4298kj

Uma delícia crocante super refrescante com mandioquinha e gengibre para animar sua refeição. Super fácil, saudável e incrivelmente saborosa. Confira!

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque a mandioquinha e corte-a em pedaços grosseiros de 3 cm. Coloque-a em uma panela e cubra com 2 dedos acima de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos, ou até que fique macia.

  2. Enquanto isso, pique a salsinha finamente e corte o limão ao meio. Corte o calamar dividindo os tentáculos. Coloque todos os frutos do mar em uma peneira grande e pressione ligeiramente para que saia todo o excesso de água. Depois, enxugue com um papel toalha (ou um pano limpo) para garantir que ficou bem sequinho.

  3. Coloque os frutos do mar em um recipiente grande, adicione o alho, tempere com 6 g de sal e esprema o suco limão, aos poucos, para adequar ao seu paladar. Misture bem e reserve. Quebre o ovo em um recipiente e bata com um garfo. Adicione aos frutos do mar, misture bem e coloque novamente na peneira para escorrer o excesso do ovo.

  4. Volte para o mesmo recipiente, adicione a farinha panko, a salsinha picada e incorpore delicadamente com as mãos, até que todos os frutos do mar fiquem empanados. Com auxílio de um garfo, transfira os frutos do mar (exceto o vôngole, que é muito pequeno) para uma assadeira grande, colocando-os lado a lado, fazendo com que a farinha panko sobre no recipiente para usar no próximo passo.

  5. Regue com metade do azeite, leve a assadeira ao forno e asse os frutos do mar empanados por aproximadamente 10 minutos, checando sempre o forno para que não queime. Na metade do tempo, vire de lado para dourarem por igual. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo médio e doure a farinha panko que ficou no recipiente por aproximadamente 3 minutos, misturando sempre até virar uma farofa bem crocante de vôngole. Se achar necessário, prove e acerte o sal a gosto.

  6. Escorra e descarte a água da mandioquinha para começar a fazer o purê. Coloque a mandioquinha em um liquidificador e processe até que fique liso. Se preferir, amasse com um garfo para deixar um purê rústico. Então, volte o purê para a panela e adicione o gengibre, o creme de leite e a manteiga. Tempere com 3 g de sal e misture bem em fogo baixo até esquentar. Sirva o purê de um lado do prato e coloque a farofa de vôngole do outro. Disponha os frutos do mar por cima da farofa e sirva.

Veja também

Frango ao Molho Maracujá com Arroz 7 Grãos
Contrafilé Grelhado com Cará e Tomate Salteado e Salada Verde
Mignon Grelhado com Feijão Branco e Chuchu ao Perfume de Gengibre