Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 196g (1/8 porção) Valor energético 364kcal=1524kj (18%VD); Carboidratos 19.85 (7%VD); Proteínas 16.21 (22%VD);Gorduras totais 21.55 (39%VD); Gorduras saturadas 1.95 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.97 (8%VD); Sódio 359.92 (15%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1456kcal=6091kj

Uma deliciosa costelinha caramelizada, com um toque peruano, assada em baixa temperatura e harmonizada com o sabor cítrico da salsa crioula. De acompanhamento, o Chef elaborou o arroz peruano verde feito na cerveja. Uma explosão de texturas e sabores no paladar. Confira!

Assine Agora
Victor López

Chef Victor López

Projeto Cena

Victor López é de Lima, no Peru. Publicitário e autodidata na cozinha, decidiu abandonar o mundo corporativo e mergulhar de cabeça na gastronomia. Criou seu próprio projeto, "Cena" - que significa jantar em espanhol, através do qual divulga os valores e conceitos da gastronomia peruana pelo mundo.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Em um mixer ou liquidificador, coloque metade do coentro, a cerveja e bata bem até obter uma mistura líquida e homogênea. Coloque a costelinha sobre um prato e espalhe um fio de azeite (10 ml) por toda superfície e tempere-a com 4 g de sal e metade de pimenta preta moída, espalhando bem pelos dois lados. Em seguida, com um pincel culinário ou uma colher de sopa, espalhe 1/3 da mistura de coentro e cerveja por toda superfície. Coloque a costelinha em uma assadeira e asse em torno de 40 a 50 minutos, ou até ficar macia.

  2. Em seguida, corte os tomates ao meio, retire as sementes e corte-o em tiras finas. Desfolhe o coentro. Corte o limão ao meio.

  3. Em uma panela, aqueça um fio de azeite (10 ml) em fogo médio e refogue a cebola branca picada e o alho por 1 minuto. Adicione o pimentão amarelo, o arroz e misture mais 1 minuto. Em seguida, coloque a mistura de coentro e cerveja e adicione água até ficar 2 dedos acima do arroz. Tempere com 3g de sal, misture bem e deixe o fogo no mínimo. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até secar parte do líquido, com a panela semiaberta.

  4. Enquanto o arroz cozinha, prepare a salsa crioula verde. Em uma vasilha ou bowl, adicione a cebola roxa julienne, o tomate e o coentro desfolhado. Em seguida, adicione o restante do azeite e esprema metade do limão. Misture bem, experimente e ajuste o sabor com 2 g de sal e o restante da pimenta preta moída, ou de acordo com seu paladar. Reserve.

  5. Quando o arroz estiver cozido, adicione a ervilha e misture bem. Tampe a panela novamente e deixe o arroz descansar com o fogo apagado, até que seja servido. Verifique o cozimento da costela e se achar necessário, vire de lado para dourar por igual. Espete-a com um garfo e verifique se está macia e dourada.

  6. Corte a costelinha contando de duas em duas. Para montar o prato, coloque o arroz no centro, fazendo uma montanha para ter altura. Em seguida, coloque um pedaço de costelinha em cima do arroz e, sobre a mesma, coloque a salsa crioula verde. Por cima de tudo, coloque mix de brotos e pronto. Bom apetite! Dica: Sirva o prato com um pedaço do limão que sobrou. Limão espremido na hora é uma ótima combinação com carne de porco.

Veja também

Sassami ao Curry com Batata Rústica
Sopa Creme de Palmito e Croutons
Bracciola com Couscous Marroquino e Agrião