Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 232g (1/8 porção) Valor energético 356kcal=1489kj (18%VD); Carboidratos 13.63 (5%VD); Proteínas 15.78 (21%VD);Gorduras totais 23.22 (42%VD); Gorduras saturadas 2.23 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.77 (7%VD); Sódio 475.33 (20%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1422kcal=5951kj

De nome chique, mas preparo simples, é um clássico francês, que está entre as 100 receitas mais famosas do mundo. Coq au vin - "galo ao vinho", trata-se de um prato, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho. Cozido lentamente com legumes, cogumelo e bacon, tem em seu paladar final uma explosão de sabores. Experimente!

Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Descasque a batata e corte em cubos grandes de 3 cm. Coloque em uma panela e cubra com 3 dedos acima de água. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem bem macias. Dica: uma outra forma para fazer purê de batata mais rápido, é cozinhando no microondas. Coloque a batata cortada com 50 ml de água em um recipiente e leve ao microondas em potência máxima, de 5 a 10 minutos.

  2. Descasque a cenoura e corte-a ao meio no sentido do comprimento, em seguida, corte em meia lua de 2 cm de espessura. Descasque a cebola échalote e corte-as ao meio. Corte o cogumelo ao meio, caso estejam muito grandes, corte em 4 partes. Desfolhe o tomilho e reserve um raminho para decoração.

  3. Em uma panela funda, aqueça o azeite em fogo alto e refogue a cenoura por aproximadamente 4 minutos, ou até que fiquem douradas. Reserve em um prato. Na mesma panela, frito o bacon em fogo médio por 3 minutos, ou até que fiquem dourados, reserve também em um recipiente.

  4. Tempere as sobrecoxas de frango com 2 g de sal e polvilhe os 2 lados com a farinha de trigo. Ainda na mesma panela, com a gordura do bacon que ficou no fundo, sele as sobrecoxas em fogo médio por aproximadamente 6 minutos, virando de lado na metade do tempo, até que dourem.

  5. Volte a cenoura e o bacon para a panela com as sobrecoxas, adicione a cebola, o cogumelo, o vinho tinto e 200 ml de água. Tempere com 5 g de sal e a pimenta do reino e, deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos, ou até que o caldo engrosse e vire um molho espesso e brilhante. Ao final, prove e, se achar necessário, acerte o sal.

  6. Escorra quase toda a água da batata (deixando cerca de 1 concha no fundo da panela). Então, amasse as batatas com um garfo ou espremedor até que vire um purê liso. Adicione o creme de leite e tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar. No fogo baixo, misture até ficar homogêneo e por fim coloque o tomilho. Sirva o purê em um prato e coloque o coq au vin ao lado. Decore com o raminho de tomilho reservado.

Veja também

Saint Peter ao Molho de Alcaparras e Julienne de Legumes
Salada de Grãos com Damasco
Salada Verde com Tomate Seco e Queijo Minas