Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Contrafilé Grelhado com Purê de Abóbora e Salada Roxa

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

405kcal=1693kJ

Na receita, o contrafilé foi temperado com tomilho, essa incrível erva aromática que vem se tornando indispensável na cozinha dos brasileiros. Para acompanhar, o purê de abóbora, legumes assados e uma saladinha roxa. Confira!

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 250°C. Corte a abóbora em pedaços grosseiros de aproximadamente 4 cm. Coloque-a em uma panela e cubra com água. Cozinhe em fogo alto por 20 minutos, ou até que estejam macias.

  2. Descasque o alho e corte em cubinhos, pique a salsinha finamente e corte a abobrinha em rodelas grossas de aproximadamente 2 cm. Desfolhe o tomilho.

  3. Coloque a abobrinha em uma assadeira e lambuze as rodelas com azeite. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno para assar por 5 minutos, vire de lado e asse mais 5 minutos para dourar por igual. Tempere a carne com sal e o tomilho.

  4. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite em fogo alto e sele os filés por aproximadamente 4 minutos, virando de lado na metade do tempo. Se preferir o ponto da carne mais passado deixe mais 1 minuto cada lado.

  5. Escorra a água da abóbora e transfira para um prato. Com ajuda de um garfo, amasse a abóbora até que vire um purê rústico. Na mesma panela que cozinhou a abóbora, aqueça um fio de azeite e refogue o alho por 30 segundos, adicione o purê, misture bem até esquentar e tempere com sal e pimenta.

  6. Retire a abobrinha do forno e tempere com a salsinha. Corte o contrafilé em fatias e sirva com o purê e os legumes ao lado. Coloque as folhas da alface no mesmo prato, ou se preferir sirva a parte.

Veja também

Peru Recheado de Queijo Minas e Salada com Vagem e Tomatinho
Filé de Alcatra com Palitinhos de Cenoura e Salada de Repolho Roxo com Maionese
Sanduba de Peixe com Mollho Rosé