Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Churrasco do Glicério - a carne campeã do Projeto Chef Aprendiz

Tabela Nutricional

Porção de 850g (1/2 porção) Valor energético 1223kcal=5116kJ, VE-VD 0,61 Carboidratos 84g, C-VD 0,28 Proteínas 57g, P-VD 0,76 Gorduras totais 70g, GT-VD 1,28 Gorduras saturadas 10g, GS-VD 0,48 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 8g, FA-VD 0,3 Sódio 1327mg, S-VD 0,55. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1223kcal=5116kJ

A Jovem Valclessia do Projeto Chef Aprendiz, elaborou uma receita incrível com ingredientes simples do dia a dia e irresistíveis. A talentosa aprendiz, do Bairro do Glicério, transformou o simples numa explosão de sabores, com técnicas e cortes profissionais. Confira a fraldinha assada na cerveja, com laranja e especiarias, acompanhada de vinagrete colorido e farofinha de banana da terra. Confira e ajude a revelar jovens talentos da gastronomia brasileira.

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Valclessia de Oliveira

Chef Valclessia de Oliveira

Projeto Chef Aprendiz

Mais conhecida como Chef Val, jovem de 18 anos, começou sua experiência na cozinha desde cedo. Posteriormente, junto ao Projeto Chef Aprendiz, a talentosa cozinheira teve a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades e técnicas de cozinha. De acordo com suas próprias palavras, no projeto ela teve a oportunidade de conhecer novos ingredientes, apurar seus sentidos e a combinar diferentes tipos de cozinhas nacionais e internacionais. Atualmente, graças ao Projeto, a Chef atua num restaurante renomado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e sente-se realizada, pois a gastronomia mudou sua vida e estilo de viver.

Passo a Passo

  1. Comece preparando o mise´n place. Corte a laranja ao meio e retire o suco. Em seguida, corte o tomate e o pimentão verde em cubos pequenos e reserve -os. Depois separe dois ramos da salsa para a decoração final do prato e corte o restante finamente. Ao final, descasque a banana e corte em rodelas médias. Reserve.

  2. Nesse passo é importante marinar a carne, pois isso acrescentara sabor ao prato. Em uma vasilha grande, coloque a carne e tempere com 5 g de sal, espalhando por todos os lados. Em seguida despeje a 1/3 da cerveja, o mel, 1/3 da cebola, o suco de laranja e as folhas do alecrim. Misture bem e deixe a carne repousar cerca de 10 minutos.

  3. Enquanto a carne repousa na marinada, pegue uma vasilha ou bowl pequeno. Adicione o tomate picado, 1/3 da cebola, 1/3 do azeite e vinagre. Misture bem e ajuste o sabor com 2 g de sal e o 1/2 da salsa cortada finamente. Reserve.

  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto com 1/3 do azeite. Depois de quente, adicione a manteiga até derreter, cerca de 1 minuto. Em seguida, adicione a cebola, o bacon e refogue os dois até dourar, cerca de 2 a 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a banana e grelhe de 1 a 2 minutos ou até dourar, quando essa começar a murchar, coloque o fogo no mínimo e adicione a farinha de mandioca flocada aos poucos e sempre mexendo. Misture bem até a farofa ficar levemente dourada, cerca de 3 a 4 minutos. Para finalizar, ajuste o sabor com 2 g de sal e 1/2 da salsa picada. Desligue o fogo e reserve.

  5. Transfira a carne para uma assadeira e separe a marinada numa vasilha. Despeje sobre a carne 1/2 da marinada e leve ao forno por 20 minutos, lembrando de na metade do tempo regar a carne com a outra metade da marinada. Dica: segundo a Chef, a fraldinha é uma carne de cocção rápida, por isso assim que ficar dourada é importante retirar do forno e servir logo em seguida.

  6. Na hora de montar o prato, retire a carne do forno e corte-a sobre uma tábua em finas fatias. Coloque num prato e sirva com a farofa de banana e o vinagrete colorido ao lado. Bom apetite.

Esta receita combina com

Vinho
CANTÁGUA RED WINE

Aromas de frutas vermelhas maduras e bolo inglês. Corte tradicional traz um corpo leve perfeito para bebericar. Enogastronomia: carnes suínas e carnes defumadas. Carnes de caça (coelho e aves diversas) além de queijos como emmental e gouda. Harmoniza com pizzas de sabores clássicos.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Homus de Beterraba com Mini Quibe Assado
Mignon Suíno com Alecrim ao Molho de Champignon
Enroladinho de Frango e Bacon Recheado de Escarola e Queijo na Manteiga de Sálvia e Abóbora