Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 513,5g (1/2 porção) Valor energético 560kcal=2342kJ (28,%VD); Carboidratos 72g (24%VD); Proteínas 40g (53%VD);Gorduras totais 12g (22%VD); Gorduras saturadas 2g (8%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 5g (19%VD); Sódio 124mg (5%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

560kcal=2342kJ

“Merche de repolho”, também conhecido como “Charuto de repolho”, é uma iguaria de origem grega. É um prato bastante comum na Síria e muito consumido aqui no Brasil. Consiste em um rolinho recheado de carne e arroz e sua variação pode ser feita com folhas de uva, acelga ou couve. Uma delícia!

Assine Agora

Chef Leve

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Em uma panela grande, coloque cerca de 2 litros de água para ferver. Desfolhe a hortelã e pique-a finamente. Descasque e pique o alho em cubinhos. Corte o limão ao meio.

  2. Em um bowl grande, junte a carne moída, o arroz, o alho, a pimenta síria, metade da hortelã picada, esprema metade do limão, coloque um fio de azeite e tempere com sal. Misture bem para incorporar todos os ingredientes. Reserve.

  3. Quando a água da panela estiver fervendo, escalde uma folha de repolho de cada vez, ou seja, coloque a folha e espere cerca de 40 segundos - ou até que fique maleável - para dobrar os charutinhos.

  4. Abra as folhas sobre uma superfície lisa e coloque cerca de 2 colheres de sopa do recheio de carne no centro dela. Então, feche os charutinhos, dobrando primeiro as laterais e, depois, enrolando-os até o fim.

  5. Coloque os charutinhos em uma assadeira, de modo que fiquem enfileirados e colados um ao outro (isso impede que eles abram durante o cozimento). Tempere com sal, regue um fio de azeite e coloque 200 ml de água para cozinhar mais rápido. Asse por 30 minutos.

  6. Para o molho de coalhada: em um recipiente ou bowl pequeno, coloque a coalhada, o restante da hortelã, esprema a outra metade do limão, um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Misture bem e sirva com os charutinhos. Bom apetite!

Veja também

Pretzel com Salsicha Alemã e Mostarda Escura
Contrafilé Grelhado com Molho Curry e Batata Canoa
Contra Filé com Arroz Selvagem e Cebola Caramelizada