Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 145g (1/8 porção) Valor energético 153kcal=639kj (8%VD); Carboidratos 18.1 (6%VD); Proteínas 11.73 (16%VD);Gorduras totais 2.79 (5%VD); Gorduras saturadas 0.53 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.7 (7%VD); Sódio 31.82 (1%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

610kcal=2554kj

Existem controvérsias sobre a origem do conhecido "charutinho", que pode ser encontrado com folhas de uva, repolho ou couve. O prato pode ter sido criado na Europa Oriental ou no Oriente Médio, mas chegou ao Brasil através da imigração árabe. Sua preparação é divertida e toda a família pode fazer. Confira!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Encha uma panela grande de água até a metade e espere ferver fogo alto. Pique a hortelã finamente e corte a cebola em cubinhos. Corte o tomate em gomos e o pepino em formato de palitos.

  2. Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue 1 colher (sopa) da cebola, por 1 minuto. Adicione o arroz, misture bem, coloque 400 ml de água, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 10 minutos, com a panela semiaberta. Dica: o arroz pode ficar bem al dente, pois ainda será finalizado no forno.

  3. Enquanto isso, escalde as folhas da couve. Quando a água estiver fervendo, adicione a folha de couve, uma de cada vez, e cozinhe por 20 segundos, apenas para amolecerem e ficarem maleáveis na hora de enrolar. Coloque as folhas de couve em uma superfície lisa e retire o talo mais grosso do centro da couve. Reserve.

  4. Em um recipiente junte a carne moída, o restante da cebola, metade da hortelã, a pimenta síria e o arroz cozido. Tempere com sal, um fio de azeite e misture bem. Recheie a couve, colocando cerca de 2 colheres de sopa da mistura no centro da folha. Feche as laterais da folha e depois enrole fazendo com que fique semelhante a um charuto.

  5. Em uma assadeira levemente untada de óleo ou azeite, espalhe os charutinhos, tempere com sal, regue com azeite e adicione 100 ml de água. Tampe com o papel alumínio e asse por aproximadamente 20 minutos.

  6. Faça um molho misturando o iogurte com o cream cheese e o restante da hortelã. Tempere com azeite, sal, pimenta e sirva a parte. Disponha os charutinhos em um prato e a saladinha de tomate e pepino ao lado.

Veja também

Estrogonofe de Carne com Batatas Assadas
Crepioca de Ricota e Shimeji com Salada Verde e Tomate Seco
Contrafilé na Mostarda com Mandioquinha e Vagem