Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 145g (1/8 porção) Valor energético 176kcal=736kj (9%VD); Carboidratos 17.45 (6%VD); Proteínas 9.41 (13%VD);Gorduras totais 6.77 (12%VD); Gorduras saturadas 0.29 (1%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.4 (10%VD); Sódio 393.27 (16%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

703kcal=2941kj

O ceviche é um clássico da culinária peruana. Feito com leite de tigre - um molho feito com o próprio peixe - este clássico ganha um toque especial com os chips de batata doce roxa levemente picante com pimenta aji amarillo e o agridoce do milho crocante com mostarda e mel. Um prato leve e cheio de sabor. Experimente!!

Assine Agora
Priscilla Coutinho

Chef Priscilla Coutinho

Apaixonada pela cozinha, largou a advocacia para viver entre as panelas. Formada pela Anhembi Morumbi, já trabalhou como chef cozinha em um restaurante na vila madalena, bem como foi consultora durante alguns anos de um grupo de bares e restaurantes, onde elaborava cardápios e dava treinamentos. Fez estágios em alguns restaurantes renomados e cursos dentro e fora do Brasil. Nascida e criada em Belém do Pará, teve sua infância na ilha do Marajó, de onde vem suas maiores inspirações.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150 °C. Descasque e corte a batata doce em rodelas finas, se preferir, use um utensílio próprio para laminar. Descasque a cebola roxa, corte ao meio e depois corte em finas fatias em meia lua. Corte o salsão em pedaços de 2 cm. Corte o limão em gomos. Pique o alho e o gengibre em cubos pequenos. Pique a salsinha finamente. Corte a aji amarillo em fatias bem finas e coloque em um recipiente com 1/3 do azeite, 2 g de sal e metade do alho picado.

  2. Coloque as lâminas da batata roxa em uma assadeira, regue o azeite com aji e misture bem com as mãos envolvendo tudo. Asse por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem sequinhas e crocantes. Cheque o forno de vez em quando e, se achar necessário, deixe por mais alguns minutos.

  3. Para fazer o ceviche, corte a parte mais alta dos filés em cubos de 2 cm. Reserve apenas 1/4 dos filés para fazer o leite de tigre que será processado. Coloque o restante dos cubos do peixe em um bowl e tempere-os com 1/3 da pimenta dedo de moça, 1/2 de gengibre e 2 g de sal. Reserve na geladeira.

  4. Bata no liquidificador o peixe reservado, esprema o suco dos limões, adicione o salsão, o restante do gengibre e do alho, a cebola branca, um copo de gelo e 300 ml de água. Bata por aproximadamente 1 minuto, ou até que todos os ingredientes estejam homogêneos. Por último, acrescente o coentro e 1 g de sal. Bata de novo, dessa vez, rapidamente para que o coentro não se dissolva por completo.

  5. Passe o leite de tigre por uma peneira, direto no bowl com os cubos de peixe. Adicione o azeite, o milho em conserva, a salsinha, a cebola roxa em julienne, 2 g de sal e o restante da pimenta dedo de moça (aos poucos para adequar ao seu paladar). Misture e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos na geladeira.

  6. Para a montagem, coloque em um prato fundo e decore com o milho crocante e os chips de batata.

Veja também

Contra Filé Grelhado com Batata Doce e Salada de Agrião
Contrafilé Acebolado com Quinoa e Vagem
Lombinho Grelhado com Cará Salteado e Échalotes Caramelizadas