Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Carré Suíno ao Molho de Espumante com Cerejas Frescas e Purê de Castanhas Portuguesas

Tabela Nutricional

O corte do carré tem um sabor marcante por conter uma fina camada de gordura que, quando grelhada, derrete na carne deixando-a macia e saborosa. Equilibrando esse sabor, o molho de espumantes e cerejas dá um toque de acidez e doçura. E o purê de castanhas portuguesas cria a base desse prato incrível que fará a sua noite de ano novo inesquecível.

Assine Agora
Hugo Godinho

Chef Hugo Godinho

Cheftime

Passo a Passo

  1. Pré-aqueça o forno à 200ºC. Desfolhe o alecrim, reservando alguns raminhos para usar na decoração. Pique as folhinhas restantes grosseiramente. Faça a marinada para o carré suíno misturando em uma vasilha ou bowl médio o alecrim picado, o alho picado e metade do azeite. Tempere os carrés com 2/3 do sal e toda a pimenta e depois mergulhe a carne na marinada, molhando de todos os lados e deixando descansar por 10 minutos. Enquanto isso...

  2. Retire os cabinhos das cerejas e reserve. Usando a tábua, aperte as cerejas com a lateral da faca para estourarem e assim retirar o caroço. Pressione devagar para não espirrar o sumo das cerejas.

  3. Leve uma frigideira média ao fogo alto e aqueça por 1 a 2 minutos. Coloque o restante do azeite na frigideira, retire o excesso de marinada da carne com os dedos e grelhe os carrés no azeite por 2 minutos de cada lado, para formar uma crosta dourada. A frigideira deve estar bem quente ao colocar a carne. Quando terminar, acrescente o espumante na frigideira aos poucos e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo para médio.

  4. Acrescente então as cereja à frigideira, deixe ferver por 1 minuto e desligue o fogo. Passe então os carrés para uma assadeira, regue com o molho de cerejas e leve ao forno por 15 minutos.

  5. Enquanto isso, em uma panela, coloque o creme de leite e a manteiga. Leve ao fogo médio até ferver. Abaixe a chama para o mínimo e acrescente o purê de castanhas portuguesas. Mexa constantemente com uma colher de pau para incorporar os ingredientes até o purê ferver, sempre no fogo baixo. Depois tempere com o restante do sal e a noz moscada, desligue o fogo e reserve.

  6. Retire o carré do forno com cuidado e reaqueça o purê no fogo baixo se precisar. Monte o prato com o purê no fundo, colocando o carré suíno por cima e regando com o molho. Enfeite com os raminhos de alecrim e sirva.

Veja também

Moqueca do Chef Guga Rocha à moda da família
Strogonoff de Frango Folião
Bifum Asiático com Iscas de Mignon