Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 445g (1/2 porção) Valor energético 286kcal=1199kJ (14,%VD); Carboidratos 18g (6%VD); Proteínas 40g (53%VD);Gorduras totais 7g (14,%VD); Gorduras saturadas g (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 6g (25%VD); Sódio 2386mg (99%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

286kcal=1199kJ

Caponata é um prato típico da Sicília, que consiste em berinjela salteada em um refogado de cebola, alcaparra e salsão temperados com muito azeite, aceto e manjericão. Considerada uma variante italiana do ratatouille francês, pode ser acompanhamento de peixes, frutos do mar ou ainda como recheio de pizza. Ma che bello!

Assine Agora

Chef Leve / Low Carb

Passo a Passo

  1. Corte a berinjela em cubos de 2 cm, coloque-a em um bowl e cubra com 2 dedos acima de água. Adicione o sal grosso, misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Essa técnica serve para desidratar a berinjela.

  2. Enquanto isso, corte o salsão e a cebola (descascada) em cubos de 1 cm. Descasque o alho e pique-o em cubinhos. Corte a azeitona ao meio no sentido do comprimento. Desfolhe o manjericão.

  3. Tempere a tilápia com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e sele os filés por 4 minutos, ou até que fiquem dourados. Vire-os de lado na metade do tempo. Em seguida, reserve-os em um prato.

  4. Na mesma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o salsão e a cebola 1 minuto. Adicione o aceto, o açúcar, a alcaparra, o extrato de tomate, 100 ml de água, a azeitona e misture por 1 minuto.

  5. Escorra a água das berinjelas e coloque-as debaixo de água corrente para tirar o excesso do sal. A seguir, coloque-as na frigideira do refogado e tempere com sal e pimenta a gosto, misturando por 2 minutos, ou até que fiquem murchas e incorporadas com todos os ingredientes. Sirva a caponata com o filé ao lado. Regue-o com o molho do fundo da frigideira.

  6. Dica de montagem: para fazer a caponata enformada, você pode usar aros de formatos variados, como redondos ou quadrados. Caso não tenha, use um recipiente ou xícara. Coloque a caponata dentro, pressione ligeiramente com as costas de uma colher e desvire a xícara sobre o prato para desenformar.

Veja também

Uva Red Globe (porção)
Empadão de Frango com Milho
Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa