Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

5

A caipiroska é uma variação da tradicional caipirinha brasileira, na qual a vodka entra no lugar da cachaça. Pode ser feita com várias frutas, além do limão, morango, kiwi, abacaxi, tangerina e outras mais. Uma receita clássica de paladar suave que agrada a todos!

Assine Agora
ABSOLUT

Chef ABSOLUT

Passo a Passo

  1. Corte os limões ao meio, no sentido do comprimento, e retire a fibra branca que fica no centro. Por fim, corte em gomos e depois pela metade. Sabia que alguns bartenders retiram a fibra branca para tirar o amargor do limão? Mas especialistas dizem que a fibra do meio não amarga, ela apenas necessita de mais força para amassar, fazendo com que a própria casca do limão libere mais amargor no processo. Verdade ou não, o jeito certo é o seu jeito!

  2. Para fazer a caipiroska, sugerimos usar um copo largo e baixo. Coloque meio limão (cortado) dentro do copo e adicione 40 g de açúcar. Conhece a origem da caipirinha? No interior de São Paulo, por volta de 1918, uma receita foi criada a partir da receita de xarope para a gripe espanhola. Levava limão, alho e mel e muitas vezes um pouco de cachaça. Antigamente as pessoas colocavam um pouco de álcool nos medicamentos para acelerar o seu efeito. Um belo dia alguém decidiu tirar dessa receita o alho e o mel e colocar umas colheres de açúcar para diminuir um pouco a acidez do limão. Nascia então a famosa Caipirinha.

  3. Com auxílio de um socador ou o cabo de uma colher de pau, amasse o limão com o açúcar até que todo o suco seja extraído. O socador foi criado para acompanhar o pilão, utensílio antigo fabricado inicialmente de madeira, muito utilizado na época do Brasil Colônia para moagem de vários grãos, tais como arroz, milho, amendoim, rapadura e café.

  4. Em seguida, encha o copo de gelo e coloque a 60 ml (ou 2 onças) de vodka. Onça líquida ou oz é a medida de volume frequentemente usa por bartenders, que equivale a aproximadamente 30 ml. O copo ideal para caipiroska é o Old-Fashioned, usado também para whisky, um copo baixo de vidro grosso e boca larga para armazenar bastante gelo. Há pessoas que preferem gelo inteiro na caipiroska e outros que preferem picado. Não tem certo ou errado.

  5. Para finalizar, misture com auxílio de uma colher longa ou colher bailarina e está pronto! A colher bailarina é um utensílio indispensável para Bartenders profissionais ou amadores. Seu cabo espiral foi especialmente projetado para facilitar a mistura de drinks e coquetéis, tornando o preparo muito mais prático.

Veja também

Maminha Grelhada com Farofa de Banana e Salada de Vagem
Saint Peter Grelhado e Feijão Fradinho com Ricota e Espinafre
Risoto de Limão Siciliano e Gruyère com Chips de Parmesão