Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 48g (1/8 porção) Valor energético 203kcal=849kj (10%VD); Carboidratos 24.31 (8%VD); Proteínas 7.7 (10%VD);Gorduras totais 8.18 (15%VD); Gorduras saturadas 3.52 (16%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.78 (3%VD); Sódio 235.26 (10%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

811kcal=3395kj

O Cacio e Pepe é um prato de massa da culinária romana. "Cacio e Pepe" significa "queijo e pimenta" em vários dialetos do centro da Itália. Como o nome sugere, os ingredientes do prato são muito simples e incluem apenas pimenta preta, queijo tipo grana e macarrão.

Assine Agora

Chef Comfort Food / Veggie

Passo a Passo

  1. Encha uma panela com 3/4 de água e coloque para ferver em fogo alto. Amasse os grãos da pimenta com as costas de uma colher, em seguida pique bem com uma faca.

  2. Quando a água ferver, coloque cerca de 1 colher de sopa de sal na água e adicione o espaguete. Deixe cozinhar por 6 minutos. IMPORTANTE: o tempo de cozimento deste espaguete grano duro é de 9 minutos para ficar "Al dente" estamos sugerindo cozinhar 6 minutos para depois finalizar com o molho salteado na frigideira e o queijo por mais 3 minutos totalizando assim os 9 minutos de cozimento, que é o tempo ideal. DICA: Reservar 2 conchas da água em que cozinhamos o espaguete. Sugerimos reservar o restante da água em um outro recipiente caso necessite para alongar o molho de acordo com o Passo 5.

  3. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio e adicione o espaguete juntamente das 2 conchas da água do cozimento. Se preferir, faça em 2 vezes, dividindo os ingredientes pela metade, caso sua frigideira não tenha o tamanho ideal para comportar todo o macarrão.

  4. Adicione o queijo e a partir desse momento, não pare de movimentar a frigideira, segurando pelo cabo, e com a outra mão segurando um garfo ou um pegador de massas, vá mexendo em movimentos circulares. O queijo vai começar a derreter e aos poucos se misturar com a água, formando assim, um molho cremoso.

  5. Se precisar, vá adicionando mais água do cozimento aos poucos, até sentir que o queijo derreteu. Esse processo pode variar levando de 3 minutos (para uma massa "al dente") a 5 minutos (Uma massa mais macia), portanto, não pare de mexer até que fique bem cremoso. Para servir, enrole uma quantidade generosa em um garfo e coloque no centro de um prato, salpique a pimenta por cima, de acordo com seu paladar, e regue com o azeite de trufas.

Veja também

Risoto de Pepperoni com Alho-Poró e Manjericão
Sopa Creme de Tomate com Iogurte
Tilápia Grelhada ao Molho Gremolata e Pupunha Assada