Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 44g (1/8 porção) Valor energético 188kcal=785kj (9%VD); Carboidratos 24.25 (8%VD); Proteínas 6.37 (8%VD);Gorduras totais 7.13 (13%VD); Gorduras saturadas 0.87 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.78 (3%VD); Sódio 166.12 (7%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

751kcal=3140kj

O Cacio e Pepe é um prato de massa da culinária romana. "Cacio e Pepe" significa "queijo e pimenta" em vários dialetos do centro da Itália. Como o nome sugere, os ingredientes do prato são muito simples e incluem apenas pimenta preta, queijo pecorino romano e macarrão.

Assine Agora

Chef Comfort Food / Veggie

Passo a Passo

  1. Encha uma panela com 3/4 de água e coloque para ferver em fogo alto. Rale o queijo na parte grossa de um ralador. Amasse os grãos da pimenta com as costas de uma colher, em seguida pique bem com uma faca.

  2. Quando a água ferver, coloque cerca de 1 colher de sopa de sal na água e adicione o espaguete. Deixe cozinhar por aproximadamente 6 minutos, ou até que a massa fique al dente. Dica: o ponto da massa tem que ficar bem al dente, pois ainda será salteado na frigideira com o queijo e não correr o risco de ficar mole demais.

  3. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio e adicione o espaguete e 2 conchas da água do cozimento. Se preferir, faça 2 vezes, dividindo os ingredientes pela metade, caso sua frigideira não couber todo o macarrão.

  4. Adicione o queijo e a partir desse momento, não pare de movimentar a frigideira, segurando pelo cabo, e com a outra mão, mexendo em movimentos circulares (com um pegador de massa, ou garfo). O queijo vai começar a derreter e, aos poucos se misturar com a água, formando assim, um molho cremoso.

  5. Se precisar, vai adicionando mais água do cozimento, aos poucos, até sentir que o queijo derreteu. Esse processo pode demorar cerca de 3 a 5 minutos, portanto, não pare de mexer até que fique bem cremoso. Para servir, enrole em um garfo e coloque no centro de um prato, salpique a pimenta por cima, de acordo com seu paladar, e regue com o azeite de trufas.

Veja também

Mignon ao Molho de Funghi e Vinho Branco
Frango Capim Santo com Vegetais
Saint Peter em Crosta de Panko e Abóbora Assada com Salada de Cevadinha e Ricota